domingo, 13 de setembro de 2015

Leitura Bíblica: Êxodo 14

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Êxodo 14
Comentários: Andy Nash

Toda a vida de fé dos israelitas foi centrada em sua libertação no Mar Vermelho, quando o Senhor os resgatou da escravidão com “mão poderosa e braço forte“. A Escritura sempre volta a este momento.

“Ou que deus decidiu tirar uma nação do meio de outra para lhe pertencer, com provas, sinais, maravilhas e lutas, com mão poderosa e braço forte, e com feitos temíveis e grandiosos, conforme tudo o que o Senhor fez por vocês no Egito, como vocês viram com os seus próprios olhos?” (Dt 4:34 NVI).

“Mas o Senhor, que os tirou do Egito com grande poder e com braço forte, é quem vocês adorarão. Diante dele vocês se inclinarão e lhe oferecerão sacrifícios.” (2 Reis 17:36 NVI).

Um exemplo muito pessoal de recontar o êxodo pode ser encontrada no Salmo 77, onde um líder de louvor chamado Asafe estava se sentindo desanimado:
“Clamo a Deus por socorro”, ele escreveu. “Quando estou angustiado, busco o Senhor; de noite estendo as mãos sem cessar; a minha alma está inconsolável! … Então pensei: … Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres. Meditarei em todas as tuas obras e considerarei todos os teus feitos. …As águas te viram, ó Deus, as águas te viram e se contorceram; até os abismos estremeceram. … A tua vereda passou pelo mar, o teu caminho pelas águas poderosas, e ninguém viu as tuas pegadas.” (Sl 77: 1-2, 10-12, 16, 19 NVI).

Se os israelitas sempre retornaram para o seu êxodo do Egito, para qual êxodo devemos nós, enquanto cristãos voltar?* Como pode louvor a Deus pelo que Ele tem feito no passado fazer a diferença em nossas vidas hoje? (Ver 2 Crônicas 20 para um exemplo surpreendente do poder do louvor.)

[*Você não quer compartilhar, em poucas palavras, sua opinião ou a história de seu êxodo pessoal, como Deus lhe libertou?]

Andy Nash
Escola de Jornalismo e Comunicação
Southern Adventist University



Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...