domingo, 20 de setembro de 2015

Êxodo 21 Comentários: Michael Hasel

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Êxodo 21
Comentários: Michael Hasel

A descoberta arqueológica em 1902 de uma pedra, documentando mais de 300 leis que regiam Babilônia durante o reinado de Hamurabi, apresenta algumas semelhanças com este capítulo.

Êxodo 21:16, p. ex., assim como o código de Hamurabi, indica que o comércio de escravos era considerado uma grave ofensa, punível com a morte. Em Êxodo 21:23 um homem deveria pagar com sua própria vida por um assassinato. Contudo, a lei babilônica permitia que um homem substituísse sua filha nessa situação. Essa injustiça não era permitida na lei mosaica.

Em contraste com Êxodo 21:26, a lei babilônica considerava um ferimento causado a um escravo como se tivesse sido feito ao seu dono. Mas a lei hebraica, de maneira diferente, não considerava um servo como propriedade incondicional de seu mestre.

Em geral, as leis em Êxodo se concentram mais nos direitos dos seres humanos individuais e na santidade da vida. Deus desejou que a equidade e a justiça fossem exercidas entre o Seu povo.

Como devemos tratar aqueles que nos rodeiam?

Michael Hasel


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...