quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Êxodo 18 Comentários: Michael Hasel

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Êxodo 18
Comentários: Michael Hasel

Reuniões de família são frequentemente experiências doces, principalmente quando a separação ocorre por um longo período de tempo. Moisés tinha enviado Zípora e seus filhos de volta à segurança de seu pai durante os confrontos com Faraó, no Egito, e agora Jetro os traz para a Montanha de Deus, Horebe.

Como sacerdote piedoso de Midiã, Jetro oferece alguns conselhos a respeito do que vê no período de um dia na vida do líder escolhido por Deus. Muitos vieram a Moisés com queixas e problemas a serem resolvidos “desde a manhã até à noite”. Por que não delegar os seus encargos, para líderes sobre mil, sobre cem, e aos líderes das unidades familiares ou dezenas? Esses governantes não eram apenas juízes, mas cabeças de seus grupos em tempos de paz e de guerra. Suas posições eram tanto civis como militares. Desse modo, com a aprovação de Deus, Moisés seria capaz de suportar e servir a seu povo de forma mais eficaz e enérgica com esse sistema.

Aqui está uma grande lição para a igreja e para a liderança: o trabalho de uma organização eficaz não pode ser realizado por uma só pessoa. À medida que a igreja cresce, deve haver líderes piedosos nomeados que suportarão as cargas uns dos outros e tornarão eficazes as decisões sob a santa orientação de Deus. Líderes servos e corajosos compartilham seus deveres uns com os outros e trabalham em harmonia para alcançar o objetivo final de entrar na Terra Prometida, com as pessoas que lhe foram confiados a guiar.

Michael Hasel

Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...