quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Êxodo 17 Comentários: Michael Hasel

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Êxodo 17
Comentários: Michael Hasel

Após a provisão do maná para a sua alimentação diária, chegamos a uma outra crise de fé, agora sobre a água. Nestes dois capítulos [Êx. 16 e 17] Deus usa as necessidades básicas da vida: alimentação e água, para ensinar a seus filhos total dependência nEle.

“O que devo fazer?”, Moisés pede ao Senhor. Durante seus 40 anos de exílio do Egito, Moisés aprendeu a desenvolver implícita confiança nAquele que o levara de pastagem em pastagem com seus rebanhos. Sua pergunta ao Senhor demonstra a postura de um líder do povo de Deus. Quando solicitamos a ajuda de Deus Ele intervém.

A batalha contra os amalequitas, os descendentes de Esaú [Gen. 36:12], iniciou uma briga que duraria através das gerações, até o estabelecimento da monarquia sob Saul (1 Sam 15:2-3) [e até Ester – Hamã era descendente de amalequitas]. Esta foi a primeira batalha de Israel com outra nação e seria ainda outro teste de confiança em Deus.

Os amalequitas usaram táticas de guerrilha, lutando contra os israelitas na retaguarda, onde eram fracos, débeis e presas fáceis. Josué aparece aqui pela primeira vez e comanda as forças contra o inimigo, enquanto Moisés está no pico da montanha com a vara de Deus estendida. Ao esticar as mãos para o céu, Moisés demonstrou mais uma vez sua postura de total dependência de Deus.

Que Deus nos dê a confiança que precisamos para cada crise na vida.

Michael Hasel


Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...