domingo, 23 de agosto de 2015

O foco de Deus : A família

Leitura Bíblica- Gênesis 43 –

O foco de Deus : A família
Comentários Bíblicos Pr. Heber Toth Armí

As Escrituras Sagradas devem afetar a cultura, não a cultura afetar as Escrituras. Nossa bagagem cultural não deve moldar nossa interpretação da Palavra de Deus, a revelação de Deus deve determinar nossa cosmovisão de tudo.

O foco de Deus não era somente José, mas também a família de José que, aparentemente, acomodara-se numa superficialidade espiritual. Aliás, o foco de Deus era e continua sendo operar no mundo inteiro a fim de resgatar a humanidade do pecado e suas consequências, independente da cultura.

As atitudes de José frente às crueldades de seus irmãos são sobrenaturais, estão além de serem naturais. O processo demorou, mas Deus prosperou – Louvado e exaltado seja Seu precioso nome!

Agora José estava pronto para colaborar com Deus na restauração de seus irmãos. Por meio de José, suas estratégias e testes, a consciência cauterizada de seus irmãos irá se despertar. Charles R. Swindoll, destaca deste relato os seguintes passos em relação à consciência:

• O primeiro passo para evitar uma consciência cauterizada é assumir a responsabilidade pela nossa culpa pessoal;
• Quando Deus ativa uma consciência cauterizada começamos a ganhar uma perspectiva diferente;
• Deus também ativa a consciência cauterizada quando recebemos expressões imerecidas de graça.

Após isso, no capítulo em questão, encontramos as seguintes divisões, conforme destaca Victor P. Hamilton: Os irmãos regressam ao Egito com Benjamim:

1. Desavenças entre pai e filhos (vs. 1-10);
2. Israel dá permissão para que Benjamim fosse com eles ao Egito (vs. 11-14)
3. Os irmãos regressam ao Egito (vs. 15-25);
4. José e Benjamim se encontram (vs. 26-34).

Deus usa meios inimagináveis para tratar nossos medos, traumas e passados negros. A transição para a restauração é um processo, por vezes, doloroso, difícil. Quanto mais difícil nos fazemos, pior será para nós, pois nosso passado errado e tenebroso irá ditar nossos comportamentos e pensamentos, os quais serão medonhos.

Medo, insegurança, angustia e incertezas tomam conta do coração dos pecadores e Deus quer eliminar tudo isso aplicando a paz que vem da reconciliação. A restauração da família indubitavelmente passa pelo reconhecimento da culpa, o que só acontece se Deus despertar a consciência.

Deixe Deus restaurar tua consciência a fim de restaurar tua família. Deus quer restaurar tua vida e a vida de tua família. Você permiti?

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí 

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...