sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Gênesis 48 Comentários: Martin Klingbeil

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Gênesis 48
Comentários: Martin Klingbeil

Jacó chegou ao final de sua jornada e reúne seus filhos em torno de seu leito de morte para a transmissão da bênção da aliança. José se achega com seus dois filhos, Manassés e Efraim.

Jacó faz duas coisas importantes aqui: primeiro ele adota ambos os netos, colocando-os na linha direta da promessa, alocando, portanto, a José, a porção dupla que ele tinha sonhado profeticamente há muito tempo atrás. Em seguida, inverte a ordem e abençoa Efraim, o segundo a nascer, em detrimento de Manassés, o primogênito, refazendo o círculo completo de sua vida com a história de José.

Em Hebreus 11 podemos ver as interessantes reviravoltas que a linha da aliança da promessa sofreu. Pessoas que nós não necessariamente listaríamos como heróis da fé foram aquelas que Deus escolheu para serem os vasos de Sua graça. Isso me dá coragem, porque as bênçãos de Deus não dependem de meus méritos, mas de Sua graça incomparável.

Obtemos também um vislumbre do íntimo relacionamento de Jacó com Deus, quando ele apresenta a bênção em que se refere a Deus como o Pastor que o conduziu, através de toda a sua vida e sendo seu Redentor. Estes são importantes conceitos teológicos pessoais que o patriarca tenta conceder a seus descendentes. Ele deseja para eles uma caminhada com Deus semelhante a que ele experimentou ao longo de sua vida.

Martin Klingbeil


Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...