segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Gênesis 37 Comentários:Stephen Bauer

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Gênesis 37
Comentários:Stephen Bauer

Este capítulo inicia o relato de uma extensa história centrada em José. Ficamos sabendo, logo no início, que Jacó amava José mais do que os outros irmãos, lançando-nos, assim, no meio de uma severa disfunção da dinâmica familiar.

Quando José foi procurar por seus irmãos, a pedido de se pai Jacó, as disfunções familiares vieram à tona. Os irmãos planejaram matar José. Rúben, vendo uma oportunidade de restaurar para si o favor de seu pai, tentou redirecionar a situação de modo que ele pudesse salvar José e livrá-lo, vivo e bem, de volta para Jacó.

Judá astutamente percebeu a situação. Ao conseguir o apoio dos outros irmãos a seu plano de vender José, Judá retirou José de seu caminho, assegurando o silêncio de suas acusações e frustrou as intenções de Rúben, colocando-se como o aparente natural herdeiro para o direito de primogenitura. Judá, deste modo, surge na história como o líder e porta-voz de seus irmãos, tornando-se o vilão adversário do futuro herói, José.

Judá demonstra aqui uma dinâmica de poder onde a influência pessoal é utilizada primariamente para promover seus próprios interesses, em vez de proteger desinteressadamente o bem maior.

Os líderes de hoje deveriam observar cuidadosamente os possíveis danos sobre sua família e grupos da igreja, quando a busca do interesse próprio torna-se a motivação do uso do poder.

Stephen Bauer
Professor de Teologia e Ética
Southern Adventist University
Collegedale, Tennessee, EUA


Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...