sábado, 15 de agosto de 2015

Gênesis 35 Comentários: Douglas Tilstra

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Gênesis 35
Comentários: Douglas Tilstra

Embora a história de Jacó continue até o final de Gênesis, o foco do livro muda para a história de seu filho José. Mas antes desta mudança de foco, lemos sobre três grandes perdas na vida de Jacó e duas significativas interações entre ele e Deus.

A primeira perda é a morte de Débora, membro da família de Jacó, pessoa muito amada (v. 8). A outra grande perda é a de Isaque (vv. 28-29). No período entre esses dois falecimentos, a morte de Raquel é a maior perda de Jacó, ao dar à luz Benjamin (vv. 16-20). Uma dor de cabeça adicional é a violação de Bila por Ruben. De modo semelhante aos crentes de hoje, Jacó passou por sofrimentos e tragédias tão comuns a todos os que vivem neste planeta caído.

Contudo, em meio ao sofrimento e perda, Deus lembra a Jacó (assim como lembra a nós) que Ele nunca se esqueceu dele. Deus lembra Jacó de Sua presença junto à escada em Betel e chama Jacó a voltar para aquele lugar (v.1). No caminho, Deus provê proteção sobrenatural (v. 5) [sem dúvida, necessária após os eventos do capítulo 34]. Uma vez em Betel, Deus aparece novamente a Jacó, renova as promessas feitas à família e lembra Jacó do seu novo nome, Israel (vv. 9-12).

Deus é fiel, a despeito das incertezas da vida, das perdas que sofremos, e até mesmo dos nossos pecados que trazem dor para nós e nossas famílias.

Douglas Tilstra


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...