quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Gênesis 32 Comentários: Douglas Tilstra

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Gênesis 32
Comentários: Douglas Tilstra

Quando Deus atua na experiência humana, raramente é o que esperamos. Começando com Adão e Eva se encontrando com Deus depois do pecado, continuando com Caim conversando com Deus, Moisés na sarça ardente, o chamado de Jeremias ao ministério ou os encontros de Deus com Jonas, Oséias, ou Zacarias, pai de João Batista – as aparições de Deus geralmente surpreendem ou até mesmo desanimam as pessoas que se encontram com Deus em suas vidas diárias.

Certamente o melhor exemplo é o nascimento e vida de Jesus. Quando Deus entrou na experiência humana como uma pobre criança camponesa, poucos o notaram. À medida que se tornava adulto, ele foi ignorado, desdenhado e recebeu oposição da maioria das pessoas que tinham uma boa razão para recebê-lo muito melhor. Quando Deus entra em nossas vidas raramente é o que esperamos.

Jacó se encontrara com Deus em Betel, 20 anos antes, em seu sonho da escada. Ele passou os próximos 20 anos lutando com Labão e enfrentando os desentendimentos das infelizes esposas. Agora, ele aguarda a retaliação por parte de seu furioso irmão, Esaú.

Se alguma vez houve um tempo para que Deus mostrasse conforto e segurança, este parece ser o momento certo. Mas, quem poderia imaginar que Deus iria aparecer na vida de Jacó neste momento, como um parceiro de luta? Certamente não Jacó. De fato, durante a maior parte da longa noite de luta, Jacó provavelmente não tinha ideia de que ele lutava com Deus. Somente próximo ao amanhecer, quando Jacó estava quase totalmente esgotado e pronto a desistir, entregando-se à misericórdia de Deus, que ele descobriu que havia lutado (naquela noite e por toda a sua vida) não contra Esaú, nem contra Labão, nem contra qualquer outro oponente humano, mas contra o próprio Deus. As lutas de toda a sua vida entraram em foco e se encerraram naquela manhã. Ele estava pronto para receber um novo nome.

E você? Como Deus tem aparecido na sua vida? Você O tem reconhecido? Você tem percebido contra quem você tem realmente lutado durante sua vida ou durante os tempos recentes mais difíceis?

Douglas Tilstra


Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...