terça-feira, 11 de agosto de 2015

Gênesis 31 Comentários: Douglas Tilstra

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Gênesis 31
Comentários: Douglas Tilstra

A história de Jacó deixando Labão e indo para casa após 20 anos no exílio é uma história de “retorno” em muitos níveis. Jacó está retornando para casa, em Canaã. Ele está retornando para enfrentar Esaú e sua traição contra seu irmão. Ele está retornando a Betel e ao lugar em que ele conheceu Deus quando entrou em exílio. Ele está retornando para a terra cheia de todas as promessas de Deus para ele e sua família. Mais importante ainda, Jacó está retornando a Deus e entrando em uma profunda confiança nEle, mais do que nunca.

Esta história ainda é marcada pelo medo, trapaças, roubo, mentira, raiva, acusações, discórdia familiar e fuga à dificuldade. Esta ainda é uma família problemática. No entanto, é uma família problemática com nova direção. Jacó não é mais tão passivo sobre as necessidades de sua família. Ele está agindo com base no que ouve de Deus. Ele convida a Raquel e Lia para fazer parte da decisão de partir para Canaã. Quando ameaçado por Labão, Jacó é franco, mas respeitoso com seu sogro. Os dois homens experimentam em certo modo a reconciliação, embora partindo, cada um, para caminhos diferentes. Jacó está finalmente livre da influência do mal de Labão. Jacó em breve será também liberto do mal interno que tanto poluiu sua vida.

Jacó deixa Labão para enfrentar Esaú. Pouco sabe Jacó que antes de enfrentar o seu pior medo ​​(um enfurecido Esaú), ele enfrentará um terror inimaginável junto ao rio Jaboque (luta face a face com Deus). Será o encontro decisivo de sua vida, o encontro que o renomeia e o define como a nação de Israel. Este encontro definirá a obra de Deus para a vida de Jacó e para as vidas de todos os que seguem atrás dele na fé.

Douglas Tilstra


Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...