domingo, 31 de maio de 2015

Hebreus 7 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  
Leitura Bíblica- Hebreus 7

Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Melquisedeque é uma figura enigmática na Bíblia. Sendo que aqui Paulo está argumentando em relação à pessoa de Cristo, quais as razões dele mencionar Melquisedeque? Quem é este personagem?

Os três primeiros versículos lembram-nos de que Melquisedeque:
• Reunia em si os ofícios de rei e sacerdote;
• Era rei de Salém, cidade que se tornou Jerusalém;
• Era o sacerdote do Deus Altíssimo.

Warren Wiersbe diz que neste capítulo, “a principal figura é o misterioso rei sacerdote Melquisedeque, que aparece apenas duas vezes em todo o Antigo Testamento (Gn 14:17-20 e Sl 110:4)”. E então observa: “O autor apresenta três argumentos impressionantes para provar a superioridade de Melquisedeque em relação a Arão”, objetivando elucidar que Jesus é sacerdote da ordem de Melquisedeque, não de Arão:

1. O argumento histórico: Melquisedeque e Arão (vs. 1-10): Melquisedeque nasceu rei e sacerdote, nenhum sacerdote da linhagem de Arão foi Rei. Melquisedeque (rei de justiça) era rei de Salém que significa paz, Jesus é nossa justiça, nosso Rei da Paz e Sumo Sacerdote. Portanto, Melquisedeque tem mais semelhança com Cristo do que Arão. “O autor, depois de identificar Melquisedeque com Cristo, mostra a superioridade dele em relação a Arão ao explicar que este pagava o dízimo a Melquisedeque, mesmo antes de ser gerado em Abraão”.

2. O argumento doutrinal: Cristo e Arão (vs. 11-25): Fundamentado em Salmo 110:4 há três fatos: a) Melquisedeque substituiu Arão; b) Arão não foi ordenado por um juramento; e, c) Arão e seus sucessores morrem, mas Cristo vive para sempre.

3. O argumento prático: Cristo e o cristão (vs. 26-28): Nenhum dos descendentes de Arão possuiu as qualidades de Cristo, e nós, pecadores, precisamos de um sacerdote bem mais superior que o sacerdócio levítico ou aarônico. Em Cristo “nós temos um Sumo sacerdote perfeito, mais santo e mais alto que qualquer sacerdote que haja sobre a terra, porque Ele ministra no tabernáculo celestial na presença de Deus”.

Sintetizando...
1. Em Cristo temos um caminho muito melhor para se achegar a Deus, portanto, podemos conhecê-lO melhor.
2. Em Cristo estamos firmados em uma nova aliança, portanto, podemos comprometer-nos ainda mais com Deus.
3. Em Cristo, temos um defensor e Salvador disposto a tudo para levar-nos à eternidade, confiemos nossa vida a Ele.

Consagremo-nos! Reavivemo-nos!

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...