sexta-feira, 8 de maio de 2015

2 Tessalonicenses 1 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida  

Leitura Bíblica- 2 Tessalonicenses 1
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

A diferença entre remédio e veneno é a dosagem. Uma ênfase exagerada numa doutrina gera desequilíbrio total a ponto do Espírito Santo inspirar o apóstolo Paulo escrever nova carta aos membros da igreja de Tessalônica.

Já acontecia dos escritos inspirados serem mal interpretados. “A segunda epístola parece ter sido uma resposta à apreensão dos tessalonicenses, que tinham sido informados de que o dia do Senhor tinha chegado” (David S. Dockery). Se vivesse hoje, quantas cartas Paulo escreveria para corrigir tantas interpretações errôneas existentes sobre seus escritos!

O problema é que equivocados não percebem que estão deturpando a verdade. Além disso, temos outras coisas extremamente importantes para aprender com Paulo. Sua forma de lidar com a situação merece nossa atenção: Ele...

1. ...elogia a Igreja ao invés de criticá-la pela má compreensão (vs. 1-4);
2. ...consola a Igreja ao invés de condená-la por deturpar suas palavras (vs. 5-10);
3. ...ora em favor dos crentes a fim de que Deus aceite a conduta e a vida deles (vs. 11-12).

Por isso William Kelly faz a seguinte observação: “Como na primeira epístola, o apóstolo não ataca o erro de imediato, mas prepara o coração dos santos de modo gradual e completo a fim de sedimentar a verdade e excluir o erro quando for exposto. Assim operam a graça e sabedoria divinas: não apenas tratam do erro e do mal, mas colocam o coração em ordem”.

Essa atitude de Paulo era bálsamo refrescante na alma dos crentes que padeciam perseguição, sofriam opressão e, estavam felizes por pensarem que o dia do Senhor já havia chegado. Para lidar com esta situação era necessário muito tato, e Paulo evidenciou tê-lo. Sua prudência e afabilidade devem inspirar-nos.

Não se deve deixar de confrontar o erro, as heresias e as distorções teológicas. Dos 47 versículos, 18 são destinados à reparação da doutrina da segunda vinda de Cristo. Entretanto, antes de falar dos pontos negativos, deve-se falar dos positivos. Paulo elogiou a igreja pela fé, amor e paciência cada vez mais robustos. Louvou a Deus por isso!

Além disso, uma importante verdade universal foi proclamada: Deus agirá contra aqueles que atacam Seu amado povo. Quem despreza a salvação enfrentará a condenação!

Se aplicadas, estas lições resultarão em reavivamento! “Reaviva-nos, Senhor!”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos do Antigo e Novo Testamento você encontra em:


Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...