terça-feira, 31 de março de 2015

2 Coríntios 1 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições de Vida

Leitura Bíblica-2 Coríntios 1
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Vivemos num ambiente em que carecemos da consolação de Alguém que supera a capacidade humana de consolar. Precisamos ser encorajados, incentivados, e, reorientados – esse é o foco desta carta amorosa de Paulo aos crentes de Corinto e aos sinceros dos últimos dias.

“Nenhum outro livro do Novo Testamento oferece uma visão mais íntima e próxima do apóstolo Paulo que 2 Coríntios. Nesta carta, Paulo abre sua alma e nos convida para dentro de seu coração” (Kay Arthur). Observe os primeiros pontos desta carta:

1. Começa com saudação, como toda carta (vs. 1-2);
2. Em seguida, há uma bênção, uma celebração ao Deus da consolação dos que estão em aflição (vs. 3-7);
3. Depois Paulo mostra como foi sua libertação da aflição terrível suportada além dos limites na Ásia (vs. 8-11);
4. Apresenta-se o tema da carta/epístola: Uma defesa que explica sua conduta e seu ministério apostólico (vs. 12-14);

5. Explica-se as mudanças de planos de viagem, talvez para responder acusações de inconstante, indeciso; porém, sua mudança revela fidelidade a Deus (vs. 15-22);

6. Revela-se propósitos positivos em situações negativas (vs. 23-24).
Nem sempre a igreja entende as atitudes dos servos de Deus. Quem trabalha para o Mestre deve ter paciência com quem se apressa em julgar decisões e atitudes tomadas em prol da evangelização.

Mudanças de planos, alteração no itinerário, refazer escalas, não são pecados; pecado seria ser tão rígido nos planejamentos a ponto de ignorar o Espírito Santo que visa algo melhor e maior para o servo de Deus em determinada situação. Isso pode escandalizar alguns irmãos, diante desta situação é preciso dar explicação.

A vida cristã é marcada por conflitos, tanto de fora como de dentro da igreja. O grande conflito é relembrado constantemente pelos pequenos conflitos da vida. Aqueles que trilham para o Céu devem buscar forças, orientações e consolação em Deus se quiserem chegar ao seu destino.
Aplicações:

1. O desespero de perder a vida não leva ao desespero de perder a fé (vs. 8-9); a esperança e a confiança em Deus não dependem do livramento imediato da vida;

2. Pai, Filho e Espírito Santo agem constantemente na vida dos que estão na missão (vs. 20-22).

Vivamos pautados pelos planos divinos e nada abalará nossa fé! Reavivamo-nos! 

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros do Antigo e Novo Testamento   você encontra em:




Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...