sábado, 15 de novembro de 2014

Mateus 14 Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Lições da Vida de Jesus

Leitura Bíblica- Mateus 14
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Festa e luto no mesmo dia! Numa festa, a cabeça de um grande homem de Deus foi colocada num prato. O paganismo parece ser mais forte que o líder do cristianismo que, estando presente no mundo, próximo a João Batista, não fez absolutamente nada para impedir tamanha fatalidade.

O grande pregador, ousado, corajosos, cheio do Espírito Santo, precursor do Messias, maior homem nascido de mulher, sem cometer crime tão hediondo para, então, terminar seus dias na cadeia e nada que justificasse a ausência de Jesus, seu primo, diante do pedido de sua cabeça numa bandeja...
O que este episódio ensina?

1. Pessoas sem Deus vivem perturbadas até mesmo em dia de festa; talvez isso explique porque nas festas tem de ter bebidas alcoólicas – é para anestesiar a consciência culpada. A alegria de quem vive em pecado é pior que o dia de luto do cristão.

2. Os filhos de Deus não devem esperar que sua recompensa seja dada neste mundo, aplica Charles Rylie. João Batista, diz Ryrie, “era profeta do Altíssimo [...] e, no entanto, foi aprisionado como um malfeitor!” Isso contraria a teologia da prosperidade impregnada em muitas igrejas.

O texto continua! Outro evento: A multiplicação dos pães (vs. 13-21). O relato liga ambos acontecimentos: “Quando Jesus ficou sabendo do fato, entrou num barco e foi para um lugar para ficar sozinho. Mas não adiantou, porque alguém o reconheceu [...]. Imediatamente, o povo das cidades vizinhas” O encontrou, formando uma multidão.

Jesus entristeceu-se com a morte do profeta. Ele fica triste quando tragédias acontecem aos Seus servos. Contudo, Ele também não ignorou a multidão que O encontrou quando buscava a solidão. Além de pregar e curar, Jesus compadeceu-se e alimentou mais de cinco mil, com cinco pãezinhos e dois peixinhos. Jesus se importa com nossas necessidades.

Os versículos finais revelam que, independente da tragédia de João Batista, Jesus está sempre no controle de tudo. Ele anda por sobre o mar, acalma o vento e faz Pedro andar como Ele sobre as águas. Jesus ensina que, a fé lança fora o medo ou o medo lança fora a fé.

Jesus censura, mas não critica a falta de fé. A fé é essencial durante as tribulações da vida. “Reaviva, Senhor, nossa fé! Amém”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:


Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...