domingo, 16 de novembro de 2014

Lições da Vida de Jesus-Mateus 15

Lições da Vida de Jesus

Leitura Bíblica- Mateus 15
Comentários: Pr. Heber Toth Armí

Há detalhes espirituais interessantes; o que não se pode fazer é acrescentar detalhes à Bíblia. Jesus tenta abrir os olhos dos intérpretes equivocados, dos críticos que distorcem as orientações de Deus e acusam Seus discípulos de contaminados. De que lado nós estamos: Dos críticos ou criticados?

1. Na primeira parte, uma delegação de escribas e fariseus, vieram de Jerusalém para acusar os discípulos de Jesus de comerem sem lavarem as mãos, ignorando a tradição dos anciãos. Mas, “Jesus trouxe à memória dos seus críticos que eles transgrediam o mandamento de Deus, não somente a tradição dos anciãos” (William MacDonald). Para não ajudar os pais necessitados, “religiosos” dedicavam dinheiro a Deus. Jesus identificou-os como cegos, guiando outros cegos (vs. 1-15).

2. Na segunda parte, há uma explicação de Jesus sobre contaminação. As regras dos líderes religiosos não eram bíblias, assim, eram máscaras para esconder a podridão do coração; Jesus os desmascarou. Todo crítico usa máscaras! Os críticos eram cuidadosos demais na observância ostentosa e escrupulosa das cerimônias de lavar as mãos “mas Sua vida íntima era poluída [...] Eles podiam criticar a falha dos discípulos no guardar as tradições não inspiradas, e ainda assim planejavam matar o Filho de Deus” (MacDonald). Temos de cuidar para não sermos como eles (vs. 15-20).

3. Na terceira parte, Jesus deixa as terras de Israel e ruma em direção dos gentios, para os lados de Tiro e Sidom. Ali, Ele cura a filha endemoninhada de uma mulher fenícia; Jesus ainda elogiou a fé dela, pois, enquanto o povo escolhido de Deus revelava incredulidade sem fome de pão espiritual, ela era considerada como cachorrinho que implorava por migalhas; ela e outros gentios receberam o que os críticos judeus não receberam (vs. 21-31). De que lado nós estamos?

4. A última parte revela algo interessante; mais que multiplicar pães novamente, Jesus tinha uma multidão que O seguia que por três dias não comiam para não perder sua pregação (vs. 32-39). A fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus. A pergunta não é “onde estão estes ouvintes?”; mas, “onde estão pregadores que pregam a verdade como Jesus, tendo compaixão pelos pecadores?” Entendeu?

As palavras de Jesus cortam a alma como bisturi para curar as mazelas do pecado; sejamos reavivados./Heber Toth Armí
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos dos livros de Genesis a Malaquias  você encontra em:


Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...