terça-feira, 23 de setembro de 2014

Jonas 1 Comentários

Lições de Vida
Jonas 1
Pr. Heber Toth Armí

Por que ler a Bíblia? Para que estudá-la: Por satisfação, curiosidade, obrigação? Em geral, muitos estudiosos da Bíblia, de todos os tipos e de quaisquer idades, têm como alvo apenas informações, não instruções; muito menos transformação! Com isso, muitos possuem rico conhecimento bíblico, mas vivem como se não soubessem nada.

Tem gente que pensa que profeta é um ser humano meio divino, que não erra, não falha e nem tem algo a aprender. Contudo, Jonas não se encaixaria nos padrões de profeta estabelecido por muitos, pois Ele era desobediente, fugitivo e indiferente às pessoas em pecado rumo à destruição. O que temos de aprender de Jonas?

1. Deus chama pecadores à missão de advertir pecadores mesmo sabendo que estes podem fugir de Sua vontade;
2. Deus permite que profetas (e quem quer que seja) O desobedeça mesmo que este não seja Seu plano;
3. Deus deixa Seus servos trilharem o caminho da rebelião, isentos de consequências (pelo menos no início) – no início parece que tudo sairá bem;
4. Deus chama pessoas desqualificadas, imperfeitas, falhas, desobedientes e limitadas para missões nobres.

Jonas é um ser humano normal como eu e você, tão real como eu e você, tão inseguro como eu e você. A única diferença dele em relação a nós é o período histórico. Jonas pegou um navio para fugir para Tarsis por volta de 780-760 a.C.; enquanto nós estamos fugindo da responsabilidade que Deus nos deu no século XXI.

Observemos mais atentamente o texto bíblico, é a sagrada palavra de Deus inspirada pelo Espírito Santo a nós, para nos ensinar:

1. Deus tem uma missão para cada cristão; missão não é opção (vs. 1-2);
2. O ser humano faz qualquer coisa, menos aquilo que Deus indica (vs. 3-6);
3. Deus permite mais a frente, nem sempre no início, que soframos as consequências de nossas negligências (vs. 10-16);
4. Mesmo em rebeldia, sofrendo as consequências da rebelião, os filhos de Deus são preservados por Ele, a fim de que aprendam as lições (v. 17).

Deus está no controle de tudo, contudo, não controla a vontade daqueles que não O permite. Deus anseia que dependamos dEle e cumpramos a missão de levar esperança de salvação em Cristo; portanto, cumprir depende de nossa decisão!
Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...