sexta-feira, 30 de maio de 2014

´E tempo de buscar - Jeremias 29


É tempo de orar

Pr. Heber Toth Armí

Na leitura de hoje, Deus nos convida a abrir e ler três cartas (Jeremias 29):

1. A primeira carta, escrita em Jerusalém, visa, em primeiro lugar, confortar aos exilados em Babilônia que após 70 anos Deus os faria voltar e prosperar grandemente. Portanto, no exílio deveriam construir, plantar, casar e criar filhos a fim de que não diminuíssem; além de evitar àqueles que julgam profetizar em nome do Senhor com declarações diferentes destas. Em segundo lugar, condenar àqueles que viviam perversamente e aos profetas falsos e imorais que contrariavam às revelações divinas (vs. 1-23).

2. A segunda carta, escrita em Babilônia, visa responder a Jeremias com o fim de silenciá-lo; pois, Sofonias substituiu ao sacerdote Joaiada, e ameaçou a Jeremias dizendo que Sofonias fora instituído por Deus para lançar na prisão e no tronco a qualquer que alegasse ser profeta (vs. 24-29).

3. A terceira carta, tréplica de Jeremias, visa informar aos cativos em Babilônia que o Senhor em breve executaria Semaías e sua família por suas predições falsas e pelas atitudes perversas (vs. 30-32).

Atente para cada uma delas e tire preciosas lições para tua vida. Pense, reflita, estude e medite assim terás um excelente dia na presença do Senhor!

Às vezes cartas foram instrumentos usados por Deus para consolar, orientar e repreender. O capítulo 29 de Jeremias contém três cartas: Uma argumentação escrita por Jeremias (vs. 1-23), uma réplica escrita por Semaías (vs. 24-29), e, finalmente, Jeremias faz a tréplica (vs. 30-32). 

Veja que Deus não tolera o pecado, mas mesmo aos pecadores escravos que perderam a terra e estão exilados em terras estrangeiras, Ele envia mensagens de conforto e orienta-os a viverem de uma forma que, mesmo no cativeiro, experimentariam a paz. 

Não é objetivo divino que as pessoas sejam rebeldes, cause confusão, por isso Ele diz: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz” (v. 7). 

Você já orou por tua cidade? Já orou pelos políticos de tua cidade? Intercedeu por todos os moradores a fim de que tenham paz? Clamou a Deus em prol dos policiais, e dos responsáveis por manterem a cidade em ordem? Pediu que Deus lhes desse sabedoria, equidade e coragem para agir corretamente? Saiba que disso dependerá a tua paz enquanto você estiver morando na cidade em que você está! Pense e tome uma atitude!

Um dos textos auge de Jeremias 29 é o que encontro nos versos 11 a 13. Estes versos são inspiradores, não só para os antigos israelitas, mas para nós também. 

Kyle M. Yates declara que, “a palavra de Deus a seu povo no tempo de Jeremias ainda é Sua palavra garantida para os homens que pecaram e perderam contato com o Infinito. Nenhum gosto perfunctório de interesse é capaz de obter o bem mais precioso do que o ouro. O Senhor está sempre disponível. Desejam que todos os homens olhem para Ele e vivam. Seus braços estão sempre abertos em um convite carinhoso para todo os que se voltam para ele. Também é fato que, contudo, que é necessária uma busca diligente. Quem adquire consciência dessa necessidade experimenta a dádiva divina que satisfaz, e quem se dedica a buscá-lO pode estar certo da vitória, se o fizer de todo coração. Purificação, paz, alegria e vitória lhe serão concedidas pela mão de um Deus amoroso que tem prazer em abrir as portas do lar divino para Seus filhos”. 

Medite o dia inteiro nos versos 11-13, assimile em tua mente estas orientações e receba estas promessas em tua vida. Deus é o mesmo! 

Ore com base nesses versos agora mesmo! Heber Toth Armí

Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei.Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:11-13


Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 “Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Comentários bíblicos de Gênesis até hoje você encontra em:

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...