terça-feira, 1 de abril de 2014

Refletindo na história bíblica- Isaías 36


Lições de Vida
Leia na Bíblia- Isaías 36
Refletindo  na história bíblica
Comentários do Pr. Heber Toth Armí
As histórias atraem desde crianças e adolescentes, até adultos e idosos. Você se lembra das histórias que sua mãe contava antes de você dormir? As histórias facilitam lembrar os conceitos ensinados. Nos próximos quatro dias, adentraremos a seção histórica do livro profético de Isaías. Histórias com fundo moral ensinam com muita facilidade. Por isso, a Bíblia tem muitas delas, as quais ilustram verdades e conceitos descritos em outras passagens, onde podemos extrair profundas e maravilhosas lições de vida, além de motivação para aplicá-las em nosso dia a dia. 

As seções históricas por vezes são chamadas de “livro de Ezequias”, dentro do livro de Isaías. Da história de Isaías 36 destacamos o seguinte: Inimigos do povo de Deus tenta amedrontar com palavras de ameaça, que visam ridicularizar e intimidar a fim de coagir o povo a render-se, desviando-se de Deus: O comandante militar de Senaqueribe, rei assírio, encontra-se três oficiais do rei Ezequias, de Israel (vs. 1-3), dizendo que Judá não poderia depender nem do Egito e nem de Deus diante do exército da assíria (vs. 4-12, 18-22). Eram obrigados a se renderem (vs. 13-17). Será?

Refletindo mais na história bíblica descrita em Isaías 36 percebi outra verdade: inimigos do povo de Deus podem ter argumentos bons e verdadeiros, com razão e lógica; são muito persuasivos: Ao encontrar-se com a delegação de Ezequias o representante do arrogante conquistador assírio insultou Judá por ter confiado no Egito e em Deus (vs. 1-17). Diante das palavras persuasivas dos inimigos de Deus, é melhor guardar silêncio, não retrucar (vs. 18-22). 

Ah! E descobri mais uma lição de vida, Veja: Os inimigos de Deus escarnecem com suas blasfêmias a fim de incutir medo nos filhos de Deus. Esse era o objetivo do arrogante rei Senaqueribe. Sua intensão era enfraquecer o povo de Deus psicologicamente com ferozes ataques verbais. Com interpretações equivocadas, sem conhecimento de Deus e de Seu poder, sem respeito aos que servem a Deus, tais pessoas cavam sua própria sepultura. Quer saber o que aconteceu com o arrogante, petulante e blasfemo Senaqueribe com seu exército? Não perca amanhã! Histórias boas são assim, elas continuam nos próximos dias!

Por hoje, depois de refletir, meditar e mergulhar fundo na história de Isaías 36, destacamos que, inimigos do povo de Deus podem até pensar que estão sendo instrumentos dEle para executar o remanescente fiel (v. 10), mas estão equivocados. Pessoas que agridem verbalmente são pessoas insolentes, difíceis e complicadas; momento a momento sua intensão é humilhar aos seus ouvintes. 

Agindo com palavras que parecem ferrões de abelha, elas tornam a convivência muito difícil, provocam o tempo inteiro. Suas palavras afiadas surpreendem, nos deixam mudos, sem palavras. Assim, os agressivos são pessoas cuja violência verbal flui através dos poros, produzindo grande desgaste a quem lidar com elas. Na leitura de amanhã, não perca como lidar com tais pessoas. 

Agora vamos orar? “Senhor, graças te dou pela história de Isaías 36. Não quero que minhas palavras sejam arrogantes, insolentes, como ferrões de abelhas ao meu semelhante; pois não quero ter o comportamento daqueles que se opõem a Ti e ao Teu povo. E diante de pessoas assim, que eu saiba calar ou falar na hora e do jeito certo. Em nome de Jesus, amém”.
Curta e compartilhe:

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
“Antes de buscar a ajuda dos homens busque a ajuda de Deus.”

Ministério de Oração  -A serviço do Reino de Deus

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...