sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Reconhecimento do amor- Cantares 5

O reconhecimento do amor
Estava faltando na Palavra de Deus um texto que celebrasse o amor  conjugal criado por Deus em Gênesis. Quando o Senhor ali disse que “serão uma só carne”, celebrando assim o casamento de Adão e Eva, ficou faltando a festa, o banquete. O escritor do Gênesis, deu apenas início a uma  celebração que seria marcante e permanente na Palavra de Deus: o  casamento entre o homem e a mulher para a perpetuação da espécie, sim, mas também para a consumação da vida sexual que ele o Senhor incutiu naturalmente em cada um dos seres por ele criados. Abraão e Sara... Moisés e Joquebede... Davi e Bete-Sabá, simbolizam este amor cristalizado na vida marital, conjugal e sexual.

Salomão agora em seus Cânticos dos Cânticos escreve então, sobre esta festa. Se em Gênesis não existe a comemoração das bodas, aqui em Cântico dos Cânticos ela está presente em todo o livro. Uma celebração do amor conjugal, reconhecendo-o como fundamental e maravilhoso para a felicidade de sua criatura, o homem e a mulher... Ele, manifesta este sentimento que o envolve na busca por achegar-se a ela batendo a sua porta:

“Abre-me, minha irmã, amada minha, pomba minha, minha imaculada"...- e a mulher por sua vez... - “Eu me levantei para abrir ao meu amado... e o meu coração estremeceu por amor dele.” (5.4,5).

Existe em certos textos de Cântico dos Cânticos uma linguagem que  poderíamos chamar mesmo de sensual ou erótica. Lembremo-nos que aos olhos de Deus o amor sexual não é pecado, desde que compartilhado entre dois seres que se amam e se unem pelo casamento. A beleza física do  homem e da mulher, que se tornam atraentes entre os cônjuges é  perfeitamente compreensível pelo Senhor como o próprio  texto nos demonstra:“O meu amado... suas pernas são como colunas de  mármore... ele é totalmente desejável...” “Os contornos das tuas coxas são  como jóias...” (5.10,15,16).

[...]

Oração para o dia:Torna-me, Senhor, mais e mais, susceptível à vida em harmonia e carinho com os meus familiares, zelando pelo bem-estar de meus queridos.
Fonte:

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...