domingo, 9 de fevereiro de 2014

Advertências -Eclesiastes 5:19-20

Meditação Diária
Advertências em Eclesiastes 5
Pr Cicero Ferreira Gama

E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus.Porque não se lembrará muito dos dias da sua vida; porquanto Deus lhe enche de alegria o seu coração.Eclesiastes 5:19-20

O capítulo de hoje apresenta algumas atitudes equivocadas a respeito da adoração e do uso de bens materiais. Todos os que desejam crescer no relacionamento com Deus, com o próximo e consigo mesmo precisam estar atentos a estas advertências.

A primeira advertência, “Guarda o teu pé…”, é sobre a adoração na igreja. Em outras palavras, seja cuidadoso, preste atenção na sua atitude diante de Deus. Muitas pessoas, nos dias de Salomão, iam ao culto no templo, lugar exuberante e magnifico que suscitava comunhão com Deus. No entanto, estes adoradores estavam louvando a Deus, orando, fazendo sacrifícios e votos sem uma sinceridade de coração. Quando isto ocorre, a adoração se torna superficial, hipócrita e presunçosa. Como diz o comentarista Warren Wiersbe  “as ofertas nas mãos sem uma fé obediente no coração tornam-se sacrifícios de tolos”.  De fato, somente um tolo pode pensar que é capaz de enganar a Deus.

A segunda advertência está relacionada com a atenção aos pobres. Segundo o texto, eles estavam sendo oprimidos justamente por aqueles que deveriam ajuda-los. Este triste fato não deveria nos surpreender, “não te maravilhes de semelhante caso” (v.8). Como vemos, o problema da corrupção está enraizado na natureza pecaminosa do ser humano. Como naqueles dias, hoje também há um clamor por justiça social.

A terceira advertência diz respeito aos mitos e futilidades dos recursos materiais. Muitas pessoa pensam que que o dinheiro é capaz de fazer qualquer coisa, que resolve qualquer problema e que traz paz de espírito. O dinheiro não é capaz de trazer satisfação plena, por que o coração humano foi criado para ser satisfeito apenas por Deus (Ecl. 3:11). Duas atitudes se destacam, no que se refere aos bens materiais, adquiridos pelos meios legais. Primeira, reconhecer que eles são dádivas de Deus (19); segunda, desenvolver a capacidade de desfrutá-los também como dádiva de Deus.

Levando em consideração estas advertências, lembre-se: “Deus quer encher seu coração de alegria” (20)!
Pr Cicero Ferreira Gama
Brasil
(adaptado)

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...