terça-feira, 11 de junho de 2013

O Próximo MD-Levítico 19.17-18

Meditação Diária-
Caminhando com Jesus Cristo
Para Jesus nosso próximo não é apenas uma pessoa de minha pátria, classe social ou religião. Nosso próximo é todo ser humano, inclusive nossos inimigos.

O Significado de Próximo
George R.Knight
“Não aborrecerás teu irmão no teu íntimo; mas repreenderás o teu próximo e, por causa dele, não levarás sobre ti pecado. Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR” (Levítico 19.17-18).

O próximo para os judeus do tempo de Cristo, significava seu “próprio povo”. Próximos eram os outros judeus. Não é difícil compreender essa definição quando pensamos na sua história. Eles foram levados para o cativeiro porque adoraram os deuses de seus vizinhos, os cananeus. Como resultado, depois de retornarem, nos dias de Esdras e Neemias, eles decidiram ficar afastados de toda possível contaminação, para evitar os nãos judeus. Eles estavam constrangidos e determinados a permanecer puros. Os  fariseus se tornaram líderes da separação judaica. Outras nações eram consideradas inimigas  e com as quais não deviam se associar.

É nesse contexto que a parábola do bom samaritano assume significado especial. Essa parábola é a mais exata definição de quem é  nosso próximo. Jesus está respondendo particularmente à pergunta: “ Quem é o meu próximo? (Luc. 10:29) Sua resposta abalou as classes farisaicas.

É importante que Jesus respondeu à pergunta ilustrando a boa ação do samaritano. Os judeus desprezavam os samaritanos porque estestes eram vistos como apóstatas da religião verdadeira e da falsa.
Em Sua parábola, Jesus conta a respeito de um judeu que foi atacado por salteadores na estrada para Jericó. Vários judeus passaram por ali, mas não ajudaram seu compatriota. O Samaritano, porém, um inimigo, atravessou a estrada para cuidar daquele judeu da melhor maneira possível. O judeu não teria feito o mesmo se o samaritano estivesse em problema. Assim, a parábola ilustra o amor aos inimigos. Ilustra o verdadeiro amor ao próximo.

Quem é meu próximo? Qualquer pessoa que esteja oprimida por causa do pecado, enfermidade ou qualquer outra dificuldade. O próximo do cristão é toda e qualquer pessoa.

Assim, Jesus continua a expandir nossa compreensão a respeito do significado e da profundidade da lei. Não há fim nem limite para o dever  de amar.
Outras publicações: http://www.cpb.com.br/

Seja um agente abençoador compartilhando esta mensagem com os amigos.

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...