sábado, 22 de outubro de 2011

Maravilhoso Jesus Lucas 22:4



O Traidor

Judas dirigiu-se aos chefes dos sacerdotes e aos oficiais da guarda do templo e tratou com eles como lhes poderia entregar Jesus. Lucas 22:4, NIV.

Como Judas pôde ter feito isso – trair o seu Senhor? Era ele um mau caráter irremediável, predestinado desde que nasceu a realizar este ato vergonhoso?

Não. Apesar da repulsa para com Judas existente nos círculos cristãos – somente o seu nome entre os doze raramente é dado aos filhos – ele não era uma pessoa sinistra com um plano diabólico em mente. O aspecto surpreendente acerca dele é que qualquer um de nós poderia ter feito o que ele fez.

Judas começou seu ministério como uma grande promessa. Ele parecia um líder natural, repleto de talento. Os outros discípulos o recomendaram a Jesus, pensando que Judas acrescentaria força ao inexperiente grupo. Rapidamente eles elevaram Judas à responsabilidade de tesoureiro do grupo.

Judas tinha falhas de caráter – assim como Pedro, Tiago, João e os outros discípulos, e assim como nós. Ele tinha planos ambiciosos para si mesmo e para Jesus. Seus olhos estavam focados num rei e reino terrenos, em que ele desempenharia um papel principal. Ele amava a proclamação que Jesus fazia do reino prestes a ser inaugurado e alegrou-se com as evidências do poder de Jesus – Seus milagres de curar, ressuscitar mortos, alimentar as multidões. Aos poucos tomou forma no pensamento de Judas um cenário para Jesus – e para si mesmo.
Judas era inteligente – e sabia disso. Mas o tempo mostrou que ele era esperto demais para entender algumas coisas. As palavras de Jesus acerca da sua iminente morte não fizeram sentido para ele. A recusa de Jesus em aceitar a coroa naquele dia de alta popularidade na Galiléia, quando as multidões, de estômago cheio, quiseram aclamá-lo rei, o ofendeu. Ele via Jesus como o Messias relutante, e, finalmente, fez um movimento calculado a fim de forçar Jesus a agir. "Judas não acreditava, entretanto, que Cristo Se deixasse prender. Traindo-O, intentava dar-Lhe uma lição" (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, p, 720).

Judas – quão inteligente, inteligente até demais! Seus cálculos deram errado e sua vida entrou em colapso quando ele viu o impossível acontecer: Jesus preso, condenado e crucificado. Ele tirou a própria vida; um indivíduo trágico.

Como Pedro, Tiago, João e os outros discípulos, Judas teve oportunidade de sobra para conhecer a Jesus. Mas enquanto os demais se submeteram à suave, modeladora influência de Cristo, Judas persistiu em seus próprios caminhos. Orgulhando-se de suas habilidades, impulsionado pela ambição, ele não conseguiu compreender a verdadeira natureza do reino de Jesus.

Judas – uma história do que poderia ter sido!

ORAÇÃO

Senhor quero estar em harmonia com a Tua agenda para mim. Torna-me receptivo aos princípios do Teu reino.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...