sábado, 3 de setembro de 2011

Maravilhoso Jesus - João 6:53


Um Símbolo Transformado

Jesus lhes disse: Eu lhes digo a verdade: Se vocês não comerem a carne do Filho do homem e não beberem o seu sangue, não terão vida em si mesmos. Todo aquele que come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:53, 54, NVI.

Você acha estas palavras misteriosas? As pessoas que as ouviram pela primeira vez acharam. João registra: "Ao ouvirem isso, muitos dos seus discípulos disseram: ‘Dura é essa palavra. Quem pode suportá-la?’ " (Versículo 60).

Jesus estava falando aos Judeus, e os Judeus cuidadosamente evitavam a ingestão de sangue. A proibição vinha desde o tempo da aliança de Deus com Noé após o dilúvio: "não comam carne com sangue, que é vida" (Gênesis, 9:4, NVI). A proibição foi repetida a Israel, por ocasião do estabelecimento da nação: "Todo israelita ou estrangeiro residente que comer sangue de qualquer animal, contra esse eu me voltarei e o eliminarei do meio do seu povo" (Levítico 17:10, NVI).

Judeus conscienciosos, ainda hoje, observam essa estipulação. Eles apenas comem carnes da qual todo o sangue foi removido. Mas aqui está Jesus na sinagoga de Nazaré dizendo: "Bebam o meu sangue!" Não é de admirar que os ouvintes tenham se ofendido e seus discípulos tenham se encolhido.

Mas quando Jesus pronunciou a frase "Bebam o meu sangue!" transformou radicalmente o símbolo do sangue.

Para compreendermos as palavras de Jesus temos que entender a ligação existente entre sangue e vida. Deus disse aos filhos de Israel: "Não comam o sangue, porque o sangue é a vida, e vocês não poderão comer a vida com o sangue" (Deuteronômio 12:23, NVI).

Jesus morreu em nosso favor, foi o sacrifício de Deus por nossos pecados. Mas Ele faz mais do que isso, Ele nos dá a Sua vida.

Ainda é verdade – a vida está no sangue. As pessoas cujo sangue se esvai por causa de um acidente ou doença acabam morrendo, pois não conseguem viver sem sangue. E uma pessoa que não recebe o "sangue" de Cristo irá morrer espiritualmente. Não podemos viver sem a nutrição que a Sua vida proporciona.

Agora começamos a entender a profunda importância dessas palavras misteriosas de Jesus. Elas nos acrescentam nova compreensão acerca do significado da Ceia do Senhor. A Ceia nos faz lembrar de Sua morte por nós, mas também nos fala de vida – Sua vida repartida conosco. "Isto é o meu sangue da aliança", disse Jesus. E Ele também disse: "Bebam dele todos vocês" (Mateus 26:28, 27, NVI).

Que mistério encontramos aqui! Não, não, como alguns dizem, que o pão e o vinho se tornam opróprio corpo e sangue do Senhor. Mas um milagre maior: o Senhor do universo, o Criador do céu e da terra, entregou-se a Si mesmo por nós.

Ele nos dá não apenas um exemplo de vida, mas a própria vida!

ORAÇÃO

Querido Jesus não encontro palavras para descrever a minha gratidão pela oferta que fizeste da Tua vida para me libertar da culpa e do egoísmo. Dá-me mais da Tua vida, Senhor! Faz de mim um discípulo Teu.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...