terça-feira, 30 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 7:17


Para Fazer a Sua Vontade


Se alguém decidir fazer a vontade de Deus, descobrirá se o meu ensino vem de Deus ou se falo por mim mesmo. João 7:17, NVI.


Não há nenhuma parte do cérebro para a qual os neurocirurgiões possam apontar e dizer: "Aqui está a vontade." Pelo contrário, a vontade é uma atividade de toda a pessoa, uma capacidade misteriosa de nossas mentes misteriosas.


Na verdade, alguns psicólolgos behavioristas como B.F. Skinner, que escreveu o livro “Além da Liberdade e da Dignidade” (Beyond Freedom and Dignity), questionam se a "vontade" descreve algo significativo. Eles sustentam que, em vez de decidirmos, ou escolhermos, na verdade respondemos a estímulos e situações. Eles dizem que a nossa hereditariedade e experiências passadas nos condicionam, aquilo que achamos ser uma escolha na realidade é uma reação inevitável a tudo que nos aconteceu previamente.


A visão bíblica da humanidade se opõe frontalmente a esse conceito. Certo, não temos liberdade absoluta – a hereditariedade, o ambiente e as experiências passadas nos influenciam em cada situação. Além disso, temos uma inclinação para o mal, um apetite para o mal, como resultado da queda de nossos primeiros pais. Mas temos liberdade suficiente – em última análise somos os dirigentes do nosso destino, os capitães do nosso destino.


O Espírito Santo faz a diferença. Adão e Eva, antes de terem pecado, podiam escolher livremente; nós não podemos. Deixados por nós mesmos, escolheremos sempre o lado do mal, porque esta é a tendência da nossa natureza. "Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe" (Salmo 51: 5, NVI). Mas o Espírito Santo restaura a liberdade de escolha para nós. Ele ativa a nossa consciência, criando o desejo de nos aproximarmos de Deus e de cumprirmos os Seus propósitos para nossas vidas. Mas, no final, nós é que decidimos.


"Tudo depende da correta ação da vontade", escreveu Ellen White (A Ciência do Bom Viver, p, 176). Conforme o meu entendimento, o cristianismo, em sua essência, é uma série de escolhas, é continuamente dizer sim a Deus conforme o Espírito Santo nos oferece o caminho da vida.


Alguns dias é fácil dizer sim para Deus. Todo o nosso ser anseia por Ele, como o salmista, que assim se expressou: "Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo. Quando poderei entrar para apresentar-me a Deus?" (Salmo 42:1, 2, NVI).


Mas outros dias são muito mais difíceis. Alguns dias sentimos vontade de dar as costas para Deus, de rejeitarmos o convite do Espírito para andarmos no bom caminho. O que faremos então – seguiremos o dever ou seguiremos a inclinação?


Faça-me um prisioneiro, Senhor,

E então serei livre;

Forçe-me a abaixar minha espada,

E assim serei um conquistador.

Entro em cada enrrascada,

Quando tento dirigir a mim mesmo;

Aprisiona-me em tua braços,

E forte será a minha mão.

- George Matheson


ORAÇÃO


Senhor decido submeter-me à liderança do Espírito Santo. Decido fazer a Tua vontade hoje.


Autor: William G. Johnsson



Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...