quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 1:17


Verdade com Graça

Pois a Lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo. João 1:17, NVI.

Duas vezes no capítulo 1 do seu Evangelho João diz-nos que Jesus combinou a verdade com a graça. Ele, o Verbo feito carne, era "cheio de graça e de verdade" (João 1:14). Por meio dEle a graça e a verdade chegaram à humanidade (v. 17).

Essa é uma combinação que cada um de nós deveria lutar por alcançar – expor a verdade com graça.

Às vezes, agimos de forma diferente do agir habitual de Cristo, porque divorciamos essas duas qualidades. Justificamos o ato de espalhar más notícias sobre alguém ou sobre a igreja, dizendo: "Bom, é verdade, não é?" Se fosse apenas boato, estaríamos fofocando, mas se os fatos estão aí, podemos utilizá-los da maneira que desejarmos.

Não é assim. Para Jesus, a verdade por si só não é suficiente. Ele combinou a verdade com a graça . Precisamos aprender a frear nossa língua. Nem tudo que sabemos, nem tudo que é verdadeiro, precisa ser alardeado para o mundo.

Pense em quanto Jesus sabia acerca das pessoas! Aquele que podia discernir as motivações, os desejos e as fantasias dos homens e mulheres poderia tê-los exposto publicamente. Ele poderia ter envergonhado Seus críticos, desarmado qualquer adversário.

Mas não o fez. Ele misturou a verdade com a graça.

Uma única vez Ele revelou os pecados secretos dos seus inimigos. Quando a mulher pega em ato de adultério se encolhia perante seus acusadores, aguardando a sentença de morte, Ele se abaixou e escreveu no pó. Silenciosamente, um por um, começando pelo mais velho, os acusadores deixaram aquele lugar, até que somente ficaram Jesus e a mulher. A areia contou a história; algumas palavras enigmáticas mostraram que Jesus conhecia os pecados dos líderes religiosos (ver João 8:1-1 1).

Mesmo aqui Jesus combinou a verdade com a graça. Foi verdadeiro ao revelar os pecados secretos, mas gracioso para com a mulher. E talvez tenha deixado uma esperança de graça para aqueles que haviam sido expostos, pois poderiam vir a aceitar a Jesus.

Quase todos os dias nos confrontamos com a questão do que é verdadeiro. Será que também procuramos misturar a verdade com a graça?

Você foi convidado para pregar num dia de culto. O solista se esforça, mas “mata” a música. À porta da igreja, enquanto aperta a sua mão, ela lhe pergunta, "Gostou da música especial, Pastor?"

Você é estritamente verdadeiro e diz: "Esse foi o pior solo que já ouvi na vida."

Ou você se lembra de Jesus e diz: "Irmã, você deu o seu melhor para Jesus naquela música?"

ORAÇÃO

Hoje, Senhor, ajuda-me a combinar a graça e a verdade como Jesus fez.

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...