quinta-feira, 21 de julho de 2011

Maravilhoso Jesus - Lucas 7:34


O Convidado Preferido para os Jantares de Jerusalém

Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e vocês dizem: “Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores”. Lucas 7:34, NVI.

Jesus não foi, é claro, nenhum bêbado ou glutão. Mas esta acusação feita por Seus inimigos destaca o contraste entre Jesus e João Batista, entre o ascetismo de João e a natureza social do ministério do Mestre.

João seguiu uma vida de intensa auto-disciplina. Ele era um homem do deserto, vivendo de gafanhotos e mel silvestre, jejuando com freqüência. Mas Jesus não jejuava, pelo contrário Ele gostava de uma boa refeição e muitas vezes era convidado a comer fora. Ele pronunciou diversos dos seus ensinamentos mais importantes em um ambiente de jantar.

Estar com Jesus era estar em boa companhia. Pessoas de todas as camadas sociais queriam tê-Lo à mesa. "Este homem recebe pecadores e come com eles", resmungaram os fariseus e os advogados (Lucas 15:2, NVI). E Ele o fez, realmente. Em pelo menos duas ocasiões Jesus alimentou uma multidão de pecadores. Ele assentou-se em banquetes na casa de cobradores de impostos, tais como Levi Mateus (Lucas 5:29) e Zaqueu (Lucas 19:5-7). Mas os fariseus também convidaram Jesus para ir a casa deles, e Ele aceitou (Lucas 7:36; 11:37; 14:1).

Duas das parábolas de Jesus ocorreram no contexto de um banquete – a grande ceia (Lucas 14:16-23) e a ceia de casamento do rei (Mateus 22:1-14). E Sua mais famosa parábola de salvação, o filho pródigo, termina com um banquete festivo (Lucas 15:11-32).

Comer! Uma de nossas primeiras atividades, após o nascimento, e um dos últimos prazeres, ao ficarmos velhos. Visite uma enfermaria geriátrica e observe os idosos homens e mulheres – com quase nenhuma satisfação restando na vida – dirigindo-se em cadeiras de rodas e andadores para a sala de jantar.

O convidado preferido para os jantares de Jerusalém abre novas dimensões da vida cristã para nós hoje. Comer juntos pode ser uma forma de nos aproximarmos dos vizinhos, derrubando preconceitos e introduzindo Jesus.

Muitos hoje em dia não separam tempo para o preparo de alimentos; preferem comer fora. Um casal que conheço faz amizade com novas pessoas, convidando-as para uma refeição em um restaurante – um local não ameaçador. Depois, é claro, podemos convidar essas pessoas para nosso lar e preparar-lhes uma refeição simples e saborosa.

Jesus era uma pessoa sociável. Era uma companhia agradável e divertida em qualquer jantar. Não é de se admirar que tenha recebido tantos convites para refeições. Se nós tivéssemos mais de Sua sociabilidade, Sua igreja teria uma melhor reputação.

ORAÇÃO

Mestre da sociabilidade torna-me hospitaleiro para com homens e mulheres de todas as classes a fim de que eu possa compartilhar com eles a beleza da Sua vida.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...