sábado, 2 de julho de 2011

Maravilhoso Jesus - Lucas 4:18-21


Proclamar o Jubileu

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para ... proclamar o ano da graça do Senhor. E ele começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabaram de ouvir”. Lucas 4:18-21, NVI.

Nos tempos do Antigo Testamento Deus fez provisão específica para as pessoas que haviam sofrido reveses financeiros. Na economia predominantemente agrícola de Israel, a terra era a vida; perder a terra significava pobreza e escravidão. Assim, Deus decretou que a cada 50 anos todas as dívidas fossem canceladas e toda propriedade retornasse aos proprietários originais.

Não temos nenhuma indicação de que o povo de Deus tenha seguido Sua instrução. Presumivelmente, a ganância tenha superado o Ano do Jubileu.

Mas Jesus proclamou o Ano do Jubileu. Em Seu sermão inaugural na sinagoga de sua cidade natal, ele proclamou libertação aos presos, aos pobres, e aos oprimidos. Ele, o Messias, proclamou a libertação da tirania das estruturas sociais que oprimem os pobres e da tirania do pecado e da vergonha.

"As palavras de Jesus a Seus ouvintes na sinagoga foram um golpe na raiz de sua justiça própria, impressionando-os com a atroz verdade de que se haviam separado de Deus, e perdido o direito de ser Seu povo. Cada palavra cortava como faca, ao ser-lhes apresentada sua verdadeira condição." (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, p. 239).

Somente Lucas relata esse sermão de Jesus. O sermão é destacado como o primeiro grande evento do ministério de Jesus, evidenciando a direção da apresentação que Lucas faz de Jesus como Aquele que tem particular interesse para com os fracos da sociedade. Gentios, Samaritanos, cobradores de impostos, mulheres, pobres – no Evangelho de Lucas Jesus declara o Jubileu para todos.

Mas tudo isso não tem nada a ver com a gente nos dias atuais, você diz. Não existem Samaritanos ou Romanos por aqui.

Enquanto escrevo, tenho diante de mim uma revista semanal de notícias. A capa apresenta uma mulher segurando uma menina pela mão. Ambas parecem assustadas, seus olhos mostram medo. A capa exibe o seguinte título: "Mães em fuga". Dentro, a matéria fala acerca de mulheres que pegam suas filhas e fogem, infringindo a lei, quando os juízes determinam que pais acusados de serem sexualmente abusivos tenham direito a visitação.

A medida de qualquer sociedade é a sua justiça para com seus elementos mais fracos. A medida da igreja é seu cuidado para com aqueles que estão entre eles e tem o mínimo poder. A medida do meu cristianismo é o grau em que posso ajudar a libertar prisioneiros hoje.

ORAÇÃO

Justo Deus. Faça de mim uma pessoa interessada no bem estar dos outros, disposto a combater qualquer opressão a fim de promover a dignidade humana.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...