terça-feira, 7 de junho de 2011

Maravilhoso Jesus-Marcos 2:4


Removendo o Telhado

Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, pela abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Marcos 2:4, NVI.

Essa história do paralítico baixado pelo telhado (Mc 2:1-15) é um dos incidentes mais divertidos e engraçados do ministério de Jesus. No final do incidente as pessoas dizem, "Nunca vimos nada igual!" (Verso 12, NIV), e nem eu.

A sala estava lotada, corpos eram pressionados uns contra os outros, muitos se aglomeravam junto à porta. Lá fora, cabeças se moviam para cima e para baixo a fim de ver o que estava acontecendo no interior da casa. E lá dentro estava quente e abafado. Os professores da lei sentiam-se nitidamente desconfortáveis. Eles não estavam acostumados a serem empurrados para lá e para cá e a terem que lutar por uns poucos centímetros de espaço.

Mas, o que está acontecendo? Porque esta sujeira está caindo do teto? Que tipo de homem é este Jesus, que possui tal espécie de seguidores e se submete a ambiente tão indigno? Que barulho é esse em cima da casa? Oh não! Não me diga! Alguém está removendo o telhado!

E sobre aquela sala superlotada começa a descer uma cama, com um homem deitado sobre ela! Como ninguém queria que a cama aterrissasse sobre si mesmo, as pessoas se apertaram ainda mais, abrindo um espaço no chão para o recém-chegado – um paralítico!

Este foi um ato desesperado por parte do paralítico. Foi um ato desesperado por parte dos quatro homens que o haviam levado – eles literalmente arrancaram fora parte do telhado a fim de chegarem até Jesus.

Façanhas como essas ofendem o sistema religioso, os líderes institucionais que em sua pose e fingimento fazem questão de detalhes insignificantes, cujo Deus não pode sair da rotina que eles criaram para ele.

Eles se ofendem como o bispo de Bristol se ofendeu pela pregação de John Wesley acerca do Espírito Santo: "Pretender receber revelações extraordinárias do Espírito Santo é uma coisa horrível, uma coisa horrorosa."

Eles se ofendem como Amazias, o sacerdote marionete assalariado de Betel, se ofendeu com a pregação do rústico profeta Amós: "Volte para o sul", disse ele, "Vá profetizar lá; vá para qualquer lugar, mas saia de Betel. Você não percebe que este é o santuário do rei? Nós não fazemos esse tipo de coisas aqui!" (Amós 7:12, 13, parafraseado).

Mas o reino dos céus havia chegado, e os violentos se apoderam dele pela força (Mateus 11:12). As pessoas arrancam o telhado a fim de chegarem até Jesus, e Ele as recebe com alegria.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, lança fora a minha sonolência e acomodação a fim de que eu possa ser energizado com a presença do Seu reino!

Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...