terça-feira, 31 de maio de 2011

Maravilhoso Jesus -Marcos 1:1


Forte Filho de Deus


Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Marcos 1:1


Junho chegou! Nos países do hemisfério norte o verão começa a mostrar os seus sinais por toda a parte – os gramados crescem viçosos, os pássaros cantam alegremente, e os dias quentes são seguidos por noites de um frescor agradável.


Durante este mês vamos nos concentrar no Evangelho de Marcos. Quando o sol surge no céu em seu ponto mais elevado (e quando cai a seu ponto mais baixo no hemisfério sul), estaremos investigando o menor dos quatro retratos bíblicos de Jesus.


Veremos dia a dia diferentes aspectos do forte Filho de Deus. O relato de Mateus acerca de Jesus focaliza os ensinamentos do Mestre, mas Marcos concentra-se em Suas ações. Ao longo deste livro, Jesus está sempre fazendo– expelindo demônios, curando enfermos, acalmando a tempestade. Ele é poderoso, Ele é grandioso. Seus atos evocam admiração. "Quem é este?" ouvimos as pessoas dizerem. "Que espécie de nova doutrina é essa?" perguntam com espanto.


A ênfase de Marcos nas ações de Jesus recorda-nos de que Deus não nos chama para uma vida de contemplação. Ele nos chama ao serviço ativo, à participação na dor e na doença da humanidade. "A fé sem as obras é inoperante", diz Tiago (Tiago 2:20). E quatro vezes no livro do Apocalipse Deus diz: "Conheço as tuas obras" (Apocalipse 2:19, 5, 1, 8, 15). Ele conhece e registra nossos atos, bons e ruins. Ele sabe o que temos feito, bem como o que poderíamos ter feito. "Aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando" (Tiago 4:17).


Recentemente estive lendo A Cidade da Alegria, de Dominique Lapiene. É um livro surpreendente, comovente. A "Cidade da Alegria" é um subúrbio de Calcutá – um lugar superlotado e fedorento onde faltam condições de saúde e esgoto sanitário. É um lugar onde os artesãos da cidade, pobres demais para pagar melhores acomodações, vivem em pequenas cabanas ao lado de leprosos e vermes. No calor abrasador de Junho, eles vivem juntos. Em meio às chuvas de verão e conseqüentes inundações, quando os esgotos transbordam e as águas pútridas invadem as residências, eles vivem juntos.


Para aquele lugar caótico, veio um homem, um sacerdote cristão. Habitando ali, trabalhando ali, ele gradualmente trouxe esperança e cura. Um homem fez a diferença.


ORAÇÃO


Deus do verão e do inverno, muito tempo atrás um homem fez a diferença. O forte Filho de Deus mudou o mundo e trouxe a salvação. Faça-me forte em Sua força para que eu também faça a diferença no meu mundo.


Autor: William G. Johnsson


Nenhum comentário:

Cordão azul

  Devocional Diário Cordão azul Fale aos filhos de Israel e diga-lhes que ao longo das suas gerações coloquem franjas nas extremidades das s...