quarta-feira, 18 de maio de 2011

Maravilhoso Jesus-Mateus 13:57


O povo de Nazaré


E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: “Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra”. Mateus 13:57, NVI


Como o povo de Nazaré podia ser tão cego? Qual a razão para se ofenderem com a popularidade de Jesus no restante da Galiléia? Eles poderiam ter orgulhosamente propagado que Ele era nativo da cidade deles!


Será que foi por causa do sermão que Ele pregou na sinagoga local no início do seu ministério? Eles não receberam bem a mensagem, quando Ele reivindicou ser o cumprimento da profecia de Isaías capítulo 61:1-3, principalmente porque ele repreendera o ceticismo deles. Na verdade, o sermão terminou com um atentado violento. Aqueles que vieram adorar naquele Sábado se enfureceram a ponto de tentar matá-lo! (Ver Lucas 4:16-44).


Os moradores de Nazaré pensavam que sabiam tudo sobre o jovem Jesus. Seus irmãos e irmãs não moravam ainda na cidade? Não havia Jesus crescido no meio deles? Porque ele se achava tão inteligente? Ele estava se colocando como alguém importante – alguém melhor do que eles. Bem, eles sabiam tudo sobre ele, e eles não lhe permitiriam desfilar diante deles com a cabeça empinada.


Conseqüentemente, Jesus não passou muito tempo em Nazaré. Mateus nos diz que Ele não fez nenhum milagre ali, por causa da incredulidade dos seus conterrâneos (Mateus 13:58). Jesus simplesmente se retirou e fez de Cafarnaum, em vez de Nazaré, a sua base operacional para seu ministério na Galiléia.


Isso ainda acontece – um profeta raramente é honrado em sua própria pátria. Alguns dos principais artistas do mundo recebem poucos elogios em sua própria região ou país, e obtém a relutante aceitação do povo de casa só depois de terem estabelecido uma reputação nacional ou internacional.


Que Deus nos salve da mesquinhez dos homens de Nazaré! Sua principal culpa – a inveja , o desejo de diminuir o outro – pode aparecer, mesmo na igreja. Qualquer pessoa que busque ser um agente de mudança para o avanço da obra do Senhor, enfrentará a oposição de pessoas com a mentalidade “do povo de Nazaré”. Qualquer pessoa que queira fazer alguma coisa significativa para Deus pode esperar ser alvo de fofocas ou até mesmo acusações por parte de algumas pessoas de mente estreita.


Anos atrás aprendi essa simples verdade: o sucesso de alguém não é o meu fracasso. O progresso ou a ascensão de uma pessoa não me diminui em nada. Que eu tenha a graça de sinceramente parabenizá-la pelo sucesso, ao invés de sentir-me como se ela tivesse me roubado alguma coisa.


ORAÇÃO


Ó Senhor da Igreja, livra-me hoje de mesquinhez. Que eu possa ser generoso com o sucesso alheio e humilde com o meu.


Autor: William G. Johnsson


3 comentários:

Anônimo disse...

Edificante.....estou meditando a respeito deste versiculo desde de ontem quando Deus me chamou atenção para estas palavras...

Unknown disse...

Mateus 13:58 diz: e não fez ali muitas maravilhas, por causa da incredulidade deles. Esse versículo ñ afirma q ele não fez milagre ali, ele relata q não fez muita, ou seja ele fez maravilhas sim

Bruno Sousa disse...

Ótima Reflexão. Deus abençoe.

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...