segunda-feira, 16 de maio de 2011

Maravilhoso Jesus - Mateus 11:25


Bebês ou Adultos?


Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. Mateus 11:25, NVI


Será que Deus quer que sejamos bebês ou adultos espirituais? Como podemos harmonizar as diferentes vertentes da Escritura sobre este assunto?


No evangelho de Mateus encontramos um forte incentivo em favor da meninice espiritual. O texto de hoje nos diz que os "pequeninos", e não aqueles que se consideram maduros e sábios, em assuntos religiosos, recebem a revelação divina.


Isso, é claro, foi o que aconteceu com o povo dos dias de Jesus. Os intelectuais – os escribas, fariseus e saduceus – em grande parte o rejeitaram. Apenas alguns, como Nicodemos e José de Arimatéia, tiveram olhos para reconhecer quem Ele era. Foram as pessoas comuns – pescadores e agricultores – que aceitaram a Jesus como o Messias.


Noutros relatos do Evangelho de Mateus, Jesus diz: "a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus" (Mateus 18:5, NVI). E Ele chama os seus discípulos de "pequeninos" (Mateus 10:42, 18:6).


Em outros lugares, porém, a Bíblia incentiva fortemente o crescimento espiritual. Pedro diz: "Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" (2 Pedro 3:18, NVI). E no livro de Hebreus, os primeiros cristãos são repreendidos por terem falhado em amadurecer: "Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal." (Hebreus 5:12-14, NVI).


Qual, então, é o ideal de Deus para nós – a meninice ou a maturidade?


Talvez não haja uma contradição, afinal. Deus quer que permaneçamos bebês em alguns aspectos, mas não em outros.


Quando inicialmente aceitamos a Jesus, viemos confiando, crendo em Sua palavra, reivindicando a Sua promessa de perdoar. Reconhecíamos a nossa fraqueza, a nossa desesperada necessidade de Jesus. Devemos manter sempre esta atitude, não importa há quanto tempo tenhamos sido cristãos. Devemos ser "pequeninos" em nossa dependência dEle. Devemos possuir uma confiança infantil em Seu amor e força.


Mas, enquanto mantemos essa atitude de dependência, Deus quer que cresçamos na graça. Ele deseja que o poder do Espírito diariamente nos transforme cada vez mais à imagem de Cristo.


ORAÇÃO


Jesus Querido. Preserva em mim a atitude de humilde dependência de Ti. E transforma-me para que eu represente o Teu caráter adequadamente.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...