domingo, 20 de março de 2011

Maravilhoso Jesus-Hebreus 5:7


Super Homem ou Super Salvador?

Durante os seus dias de vida na terra, Jesus ofereceu orações e súplicas, em alta voz e com lágrimas, àquele que o podia salvar da morte, sendo ouvido por causa da sua reverente submissão. Hebreus 5:7 NVI


Ao contemplarmos a vida de Jesus, é fácil cair no seguinte padrão de pensamento: uma vez que Jesus era Deus em carne, Ele conhecia o fim desde o princípio. Ele sabia que iria triunfar na luta com o diabo. Ele sabia que iria resgatar um mundo caído.

A história de Jesus começa a parecer um drama. Ele avança para o centro do palco diante dos nossos olhos, desempenhando o seu papel combinado. Ele parece humano e suas tentações parecem reais, mas Ele sabe como o roteiro vai terminar. E sendo Ele homem, parece mais um super-homem, cuja palavra controla as ondas das tempestades e cujo olhar perturba os demônios.


Temos a tendência de ver o drama de Jesus dessa maneira. O vemos à luz dos antigos credos da cristandade – o Deus supremo, a luz eterna.


Mas essa não é a maneira que os escritores do Novo Testamento O perceberam. Os contemporâneos de Jesus não tinham dúvidas quanto à sua plena humanidade. Não, a questão nos dias de Jesus não era se Ele era humano – ninguém questionava isso – mas sim, se Ele era mais que humano. Se Ele era quem afirmou ser: o Filho de Deus.

O Novo Testamento retrata em detalhes vivos e até chocantes a feroz realidade das lutas de Jesus. O apresenta prostrado, implorando libertação do cálice que estava sendo convidado a beber. Registra aquele grito arrepiante proferido na cruz, aquele gemido de abandono: "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste" (Mateus 27:46).


Embora hoje muitas vezes pensemos em Jesus como um super-homem, Ele não era. Ele era vulnerável. Ele podia ter falhado. Deus "Permitiu que [Cristo] enfrentasse os perigos da vida assim como toda a alma humana, combatesse o combate como qualquer filho da humanidade o tem de fazer, com risco de fracasso e ruína eterna" (Ellen White, O Desejado de Todas as Nações, p. 49).


Mas Ele venceu a batalha – não como um super-homem, mas como um super Salvador!


ORAÇÃO


Querido Pai. Existem dias em que me sinto pequeno e o temor do fracasso me assusta. Assim como Jesus venceu pela submissão à Tua vontade, também quero ser vitorioso, ajudado por Ti.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...