quinta-feira, 30 de maio de 2013

Fatos - MD- Provérbios 24:29.

Meditação Diária-
Caminhando com Jesus Cristo
Considere Todos os Fatos
George R.Knight
Não digas: Como ele me fez a mim, assim lhe farei a ele; pagarei a cada um segundo a sua obra. Provérbios 24:29.

É sempre perigoso pegar um verso aqui, outro ali, e dizer que is¬so é o que a Bíblia ensina sobre o assunto. E importante conseguir o quadro completo.

Ontem consideramos alguns versos nos quais a lei de talião ou do “olho por olho” era ensinada. Percebemos que aquilo que parecia ser uma lei brutal, era, na verdade, um aspecto de misericórdia da legislação, no sentido de que ela limitava o grau da vingança.

Mas o ideal de misericórdia divina é muito mais amplo do que isso no Antigo Testamento. Esse pode ter sido o limite legal da vingança, mas o verdadeiro ideal de Deus para Seu povo era um ideal de graça. Por isso, como vemos no texto bíblico de hoje, as pessoas são aconselhadas a não dar o troco aos outros pelo que eles lhes fizeram, não desforrar-se à moda da lei de talião. Em Levítico 19:18, lemos: “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.” E em Provérbios 25:21: “Se o que te aborrece tiver fome, dá-lhe pão para comer.”

Assim sendo, mesmo no Antigo Testamento, o ideal de Deus para Seu povo individualmente era de misericórdia e não de justiça estrita. Graça é a nota tônica em ambos os testamentos. Deus a concede a nós. Nosso dever é passá-la adiante.

Prejuízos não imagináveis sobrevieram ao povo de Deus por meio daqueles que estavam em seu meio escolhendo as mais fortes declarações da Bíblia (ou dos escritos de Ellen White) para impô-las sobre outras pessoas, sem levar em consideração o contexto ou o equilíbrio dos fatores.

Ellen White adverte contra aqueles que “escolhem as expressões mais fortes dos testemunhos” e “querem impô-las em todos os casos” a despeito do seu contexto. “Não apanhem os indivíduos as declarações mais fortes, feitas a pessoas e famílias, impondo essas coisas porque desejam usar o açoite e ter algo para impor.” - Mensagens Escolhidas, vol. 3, págs. 285-287.

Esse conselho se aplica também à Bíblia. Considere todos os fatos a respeito de determinado assunto.
Outras publicações: http://www.cpb.com.br/

“As escolhas são a matéria prima da vida.”, escreveu o escritor George R.Knight. A vida é feita de escolhas! Os que escolhem esperar, não se frustram. “…Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” Isaías 40.31 Escolha caminhar com Jesus hoje e sempre e seja Feliz!

Seja um agente abençoador compartilhando esta mensagem com os  amigos.

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...