sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Vidas silenciosas

 Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
16 de agosto
https://mais.cpb.com.br/meditacao/vidas-silenciosas/

Vidas silenciosas

Débora, a ama de Rebeca, morreu e foi sepultada ao pé de Betel, debaixo do carvalho que se chama Alom-Bacute. Gênesis 35:8


A história da matriarca Débora (do livro de Juízes) é uma das mais emblemáticas da Bíblia. Ela é uma figura que desafia estereótipos de gênero e mostra a força das mulheres. Débora significa “abelha” e, assim como uma, ela agiu com determinação e coragem. Seu testemunho é um exemplo necessário para nos lembrar que a história não é escrita apenas pelos homens, mas também pelas mulheres que lutam por liberdade e justiça.

Porém, há outra Débora no relato bíblico, uma mulher que é lembrada mais pela doçura e ternura que emanava de suas ações. É uma mulher sobre quem sabemos pouco, mas imaginamos ter sido espetacular pela maneira como as pessoas que a cercavam reagiam à sua pessoa. Ela é mencionada como a ama de leite de Rebeca, uma relação de compromisso, cumplicidade e ternura, que é uma das mais próximas, após os laços matrimoniais ou de sangue.

Embora não saibamos exatamente o papel que Débora desempenhou na vida de Jacó, podemos inferir que ela foi uma presença importante na jornada do patriarca. Em Gênesis 27:44 e 45, possivelmente haja uma referência implícita à sua ajuda para que Jacó voltasse para casa. Sua vida foi tão impactante que o lugar onde ela foi enterrada foi chamado de “Carvalho do Pranto”. Ela não precisou de grandes discursos ou guiar multidões para mudar a história. Sua presença suave e amorosa, suas palavras gentis e sábias, foram ferramentas silenciosas, mas que despertaram sentimentos profundos.

Débora é uma inspiração para todos nós, mulheres e homens. Ela nos ensina que não precisamos ser famosos para deixar uma marca no mundo. Pequenos atos de bondade e amor podem ter um grande impacto. É preciso ousar ser como Débora e deixar crescer a esperança em nosso coração e naqueles que nos cercam.

O exemplo de Débora nos ensina que não importa o quão difícil a situação possa parecer, com a ajuda de Deus e a nossa determinação em fazer o que é certo, podemos alcançar grandes coisas e influenciar positivamente as pessoas.

Sua vida tem sido um sermão eloquente em favor de Cristo e do evangelho? O que você precisa melhorar, com a ajuda de Deus, para que isso seja uma realidade?

●●●

Nenhum comentário:

Voltando para casa

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de setembro Voltando para casa O que vocês farão no dia da solenidade e no dia da festa do S...