Devocional Diário
Vislumbres da eternidade
24 de agosto
Sublinhando o importa
Multiplicando-se em mim as inquietações, as Tuas consolações me alegram a alma. Salmo 94:19
O Kindle, aplicativo para leitura de livros eletrônicos, anualmente apresenta os textos que os leitores mais sublinharam. Essa lista revela as preferências de compra, bem como as ideias que mais impactaram as pessoas. Em 2016, uma citação de um romance de Isabel Allende destacou-se entre as mais importantes. “Todos nascemos felizes. Pelo caminho, nossa vida vai se sujando, mas podemos limpá-la. A felicidade não é exuberante nem ruidosa […]; ela é silenciosa, tranquila, suave. É um estado interior de satisfação que começa por amar-se a si mesmo.” A verdadeira felicidade tem a ver com serenidade. E é necessário cultivá-la, principalmente nestes tempos de ruído e excesso de estímulos.
A real alegria nunca foi barulhenta nem estridente, mas sim profunda e tranquila. É a alegria das reflexões existenciais, da calma após a tempestade, dos dias de entrega e abraço. É a alegria da alma que surge de dentro para fora, quando estamos em paz e em sintonia com Deus.
No texto de hoje, o salmista fala sobre sua experiência pessoal de sentir-se inseguro e inquieto, e como as consolações de Deus alegraram sua vida. As consolações do Senhor são os presentes diários que quebram nossa tendência de sentir pena de nós mesmos. Esses presentes estão por todos os lados, basta aprender a vê-los. São as pequenas coisas que alegram a alma, como a luz do Sol incidindo em uma flor, a mensagem de um amigo querido, o sorriso de um desconhecido, o olhar carinhoso de um familiar, o abraço da pessoa amada… São detalhes dignos de serem sublinhados e que transbordam de vida, nos lembrando a presença de Deus.
A felicidade não é algo que se possa comprar ou construir externamente, mas sim um estado interior que começa com o amor-próprio e se estende aos outros à medida que se nutre da graça que vem do Céu. Em meio ao caos e ao requinte da vida moderna, é fácil esquecer as coisas singelas que nos alegram e nos conectam com o divino. No entanto, quando paramos para prestar atenção, encontramos em nosso entorno pequenos lembretes da presença e do amor do Pai celestial. Em seu silêncio e discrição, Ele está ao dispor de cada ser humano que aceite Sua oferta de uma vida feliz.
https://mais.cpb.com.br/meditacao/sublinhando-o-importa/
Nenhum comentário:
Postar um comentário