quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Mateus 9 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Mateus 9
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


MATEUS 9 – Jesus, o Emanuel, Deus Conosco, alterou o curso da história de degradação do pecado ao demonstrar Seu poder criador na restauração integral da humanidade chafurdada no pecado. Em Mateus 8 e 9, Ele demonstra ser capaz de restaurar a humanidade no nível físico, emocional, social e espiritual.

Jesus é Quem fala e tudo Se faz (Salmo 33:6, 9); Ele tem autoridade sobre as forças da natureza (Salmo 89:9) como se nota em Mateus 8. Em Mateus 9, esse poder continua através da cura de um paralítico (vs. 1-8) e na cura de várias doenças; entretanto, aqui Seu poder vai além de restaurar doentes: Ele revela ter capacidade de reverter o poder da morte, trazendo mortos à vida (vs. 18-34).

Em tudo isso, Jesus está numa batalha de proporções cósmica. “Portanto, visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, Ele também participou dessa condição humana, para que, por Sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte” (Hebreus 2:14-15). Jesus invadiu o Império das Trevas para tomar “sobre Si as nossas enfermidades e sobre Si [levar] as nossas doenças” (Isaías 53:4).

A libertação dos endemoninhados na região dos gadarenos demonstra o poder absoluto de Jesus sobre o reino das trevas; intrigantemente, os demônios reconheceram o Messias ao gritarem: “Que queres conosco, Filho de Deus? Vieste aqui para nos atormentar antes do devido tempo?” (Mateus 8:29). A autoridade de Cristo sobre as forças diabólicas reafirma Seu papel como Redentor que veio para destruir as obras do diabo (I João 3:8).

Diante destas revelações, temos de tomar a decisão de seguir ao Messias, o Salvador, ou permanecer junto aos poderes do mal. Em Mateus 8:18-22, Jesus deixa claro que é preciso largar tudo para segui-lO. Em Mateus 9:9, Jesus chama Mateus, o qual aceita segui-lO; porém, outros duvidavam dEle e O questionavam (Mateus 9:10-17). Mas, depois da ressurreição de um morto e a expulsão de mais um demônio, alguns líderes religiosos “diziam: ‘É pelo príncipe dos demônios que Ele expulsa demônios” (Mateus 9:34).

O problema de não entender a natureza do Messias e Sua missão pode induzir-nos à rejeição de Sua pessoa. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Memórias que sustentam

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 11 de setembro Memórias que sustentam Lembro-me destas coisas – e dentro de mim se derrama a mi...