terça-feira, 27 de agosto de 2024

Mateus 28 Comentário:

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Mateus 28
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


MATEUS 28 – Em Mateus 27:52-53 temos um relato de um evento extraordinário que ocorre após a morte de Jesus – a ressurreição de alguns justos –, apontando para a intervenção direta de Deus na história da salvação.

A morte de Cristo não foi um evento isolado; é o ponto culminante de um plano de salvação elaborado pela Trindade desde a fundação do mundo. A ressurreição dos santos simboliza a ressurreição dos justos na segunda vinda de Cristo, quando o Pai virá com Jesus nas nuvens do Céu (Mateus 26:64).

O Jesus traído, açoitado, humilhado, crucificado, morto e enterrado, ressuscitou para garantir a vitória sobre a morte a todo ser humano que aceitar Sua substituição (Mateus 28). A ressurreição dos santos em Mateus 27:52-53 revela a soberania divina sobre a vida e a morte. Aponta para a ressurreição final, onde a Trindade atuará para ressuscitar quem morre em Cristo. O Espírito Santo é o agente da ressurreição (Romanos 8:11), operando junto ao Pai e ao Filho.

Em Mateus 28, a ressurreição de Jesus e a subsequente Grande Comissão são os pontos culminantes da manifestação da Trindade no evangelho de Mateus. A interconexão entre a ressurreição dos santos em Mateus 27:52-53 e a ressurreição de Cristo, bem como a ordem trinitária na Grande Comissão, mostram a unidade e a função da Trindade na obra de redenção da humanidade.

• A ressurreição de Jesus é central à fé cristã (I Coríntios 15); e, em Mateus 28, isso é destacado com o relato da visita das mulheres ao túmulo vazio.
• A ressurreição é a vitória definitiva de Cristo sobre a morte, cumprindo a promessa do Pai e efetuada pelo poder do Espírito Santo.

Infelizmente, mesmo com todas as evidências escancaradas, sempre haverá pessoas que preferem a mentira em lugar de aceitar a verdade (Mateus 28:11-15). Os líderes religiosos de Israel preferiram pagar para propagar a mentira. Contudo, o Rei Jesus, que possui todo o poder no Universo, concede autoridade e responsabilidade aos Seus súditos para espalhar a verdade sobre Seu Reino (Mateus 28:16-20).

O batismo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é um rito de aceitação da obra redentora de Cristo, a adoção na família de Deus Pai, e a regeneração pelo Espírito Santo. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Abraços

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 13 de setembro Abraços E eis que Jesus veio ao encontro delas e disse: “Salve!” E elas, aproxim...