segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Mateus 13 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Mateus 13
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


MATEUS 13 – Na teologia bíblica, o “Reino dos Céus” é fundamental. É também um conceito central nas parábolas de Jesus, especialmente no capítulo em análise.

As parábolas de Mateus 13 revelam aspectos importantes do Reino de Deus e sua natureza tanto presente quanto futura:

• O Reino dos Céus é visto como uma mensagem de salvação que deve ser recebida e cultivada em corações receptíveis e férteis para produzir muitos frutos espirituais (Mateus 13:1-23).

• Jesus descreve o Reino dos Céus como um campo onde o trigo (súditos do Reino de Deus) e o joio (filhos do reino das trevas) crescem juntos até a colheita (“o fim dos tempos”, Mateus 28:20). Es parábola (Mateus 13:24-30, 36-43) ensina que no Reino dos Céus há uma coexistência temporária de justiça e iniquidade, mas uma separação final e julgamento ocorrerão na segunda vinda de Cristo, quando os justos serão recompensados e os ímpios serão destruídos (Mateus 25:31-46).

• O Reino dos Céus é comparado também a um grão de mostarda, que embora bem pequena, quando germinada cresce e torna-se uma grande árvore. Ela ilustra o crescimento fenomenal e o impacto expansivo do Reino de Deus, que começa pequeno mas se torna grande e influente (Mateus 13:31-32).

• Jesus compara o Reino dos Céus ao fermento que uma mulher mistura numa quantidade grande de farinha, e toda massa fica levedada, simbolizando o poder transformador do Reino Divino, que, mesmo em pequenas quantidades, permeia e influencia a vida das pessoas, trazendo transformação integral (Mateus 13:33).

• Por tudo o que significa o Reino de Deus, ele é tão valioso a tal ponto de valer a pena sacrificar tudo por ele. Seguir a Cristo e entrar em Seu Reino requer uma rendição completa e uma reordenação das prioridades pessoais (Mateus 13:44-46).

• A parábola da rede reforça a ideia de um julgamento final, onde os justos serão separados dos ímpios. O Reino dos Céus inclui a realidade do juízo, e a importância de viver de acordo com os princípios divinos para ser contado entre os justos (Mateus 13:47-50).

Somos chamados a viver em conformidade com os princípios do Reino de Deus, aguardando com esperança a plena realização desse Reino. As parábolas enfatizam a resposta individual ao chamado de Cristo. Que tipo de solo é teu coração? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Memórias que sustentam

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 11 de setembro Memórias que sustentam Lembro-me destas coisas – e dentro de mim se derrama a mi...