sábado, 10 de agosto de 2024

Candy Crush

 Devocional Diário 

Vislumbres da eternidade 

10 de agosto

     Candy Crush

   O preguiçoso deseja e nada tem, mas o desejo dos que se esforçam será atendido. Provérbios 13:4

   Um dos jogos mais viciantes que já foi desenvolvido é o Candy Crush. Esse game foi colocado em circulação em abril de 2012 e, em um ano, já tinha sido jogado 150 bilhões de vezes. Estamos falando de 54 milhões de seguidores mensais, só em 2015. O que será que faz com que esse game seja tão viciante? Isso se deve a uma pequena característica do nosso cérebro.

   No início do século 20, uma psiquiatra lituana chamada Bliuma V. Zeigárnik estava sentada à mesa de um restaurante observando os garçons. Ela reparou que eles tinham uma notável capacidade de se lembrar dos pedidos que os clientes faziam – até que os entregavam. É como se o cérebro não pudesse parar até que a tarefa fosse realizada. Depois de um estudo exaustivo sobre o assunto, a psiquiatra comprovou que é mesmo assim. Essa é a razão do sucesso de alguns games on-line ou das séries de TV cujos episódios são interrompidos no melhor da trama.

   Mas o que essas coisas têm a ver com a vida espiritual? A procrastinação (deixar as coisas para depois) é uma das ferramentas mais poderosas do inimigo porque nos faz desejar muito, mas não alcançar tanto. Convido você a provar a “regra dos dois minutos”. Você verá como tudo muda. Quando você desejar melhorar algo em sua vida ou fazer alguma coisa positiva, mas a preguiça atrapalhar, você precisa apenas dizer: “Vou fazer isso, mas só por dois minutos.” Com essa ideia em mente, fica mais fácil estudar a Bíblia e a lição da Escola Sabatina, ligar para aquela pessoa que passou por alguma dificuldade ou até tirar o lixo para que haja harmonia em casa. Logo você verá que talvez sejam cinco minutos, ou dez, ou vinte, ou não vai parar até que tenha acabado o que você tinha para fazer. É o efeito Zeigárnik, e é assim que seu cérebro funciona.

   Com o tempo, a prática se converterá em hábito, o hábito em compromisso, e o compromisso em diligência. Como diria o escritor e orador Zig Ziglar: “O caráter nos tira da cama, o compromisso nos move para a ação e a disciplina nos permite continuar.”

   Você pode fazer isso hoje. Não custa nada! Vamos! Serão apenas dois minutos.


●●●

Nenhum comentário:

Voltando para casa

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de setembro Voltando para casa O que vocês farão no dia da solenidade e no dia da festa do S...