domingo, 16 de junho de 2024

Vale a pena

 Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
16 de junho
https://mais.cpb.com.br/meditacao/vale-a-pena/

Vale a pena

O Senhor é bom para os que esperam Nele, para aqueles que O buscam. Lamentações 3:25

Para nós, a paciência é uma virtude difícil de ser praticada e muitas vezes é associada a expressões como “suportar”, “sofrer”, “ser colocado à prova” ou “aguentar”. No entanto, a Bíblia e outros pensadores procuraram nos mostrar os aspectos positivos da paciência, seu valor e o que ela pode nos trazer. É por isso que compartilharei algumas pérolas de sabedoria sobre esse tema.

Plutarco, um historiador que viveu em uma época em que as coisas eram resolvidas à força bruta, afirmou que “mais vale a paciência do que a força”. Ele entendeu que a força pode impor, mas a paciência pode propor. Buscar soluções com paciência é deixar os problemas sem argumentos, e eles acabarão por desaparecer. Ao escolher como reagir, escolha a paciência, ela é o que funciona melhor.

Dom Bosco, um religioso que jejuava assiduamente, afirmou que “mais vale uma hora de paciência do que um dia de jejum”. Ele preferia a paciência, o que o tornou um dos melhores educadores do século 19. A paciência supera os misticismos para tornar a fé algo habitual.

O poeta Amado Nervo ensinava com sabedoria: “Por que aguardas as coisas com impaciência? Se elas são inúteis para tua vida, também é inútil aguardá-las. Se são necessárias, elas virão e virão a tempo.” A paciência nos ajuda a fazer distinção entre o superficial e o realmente essencial. O superficial tende a se diluir, o essencial permanece.

Salomão, em Provérbios 16:32, esclarece que “é melhor ter paciência do que ser herói de guerra”. Ser “herói de guerra” tem menor alcance do que ser paciente. Quando aquilo que consideramos valioso desaparece, a paciência permanece, pois ela tem o tempo do seu lado. Ser paciente não é apenas uma virtude, é um poder que nos dá a capacidade de enfrentar as adversidades.

Jeremias, em seu livro de Lamentações, nos ensina que Deus é bom com aqueles que sabem esperar por Ele e têm paciência para crer no cronograma divino. O profeta foi um homem que “suportou”, “sofreu”, “sentiu-se provado” e “aguentou” com paciência porque amava o Senhor, e Deus foi bom com ele. Vale a pena esperar e ter paciência, pois isso pode nos levar a grandes recompensas.

Espere confiantemente no Senhor. A resposta virá.

●●●

Nenhum comentário:

Imitando a igreja primitiva

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/imitando-a-igreja-primitiva/ Imitando a igreja ...