quarta-feira, 12 de julho de 2023

Salmos 67 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – Salmos 67
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 67 – Este é um Salmo de ações de graças que ecoa um anseio profundo de que todas as nações conheçam a Deus e O adorem. Nele, o salmista expressa o desejo de que a bondade e a misericórdia divinas sejam estendidas a todos os habitantes (povos) da Terra.

O autor do Salmo 67 clama por bênçãos e misericórdias celestiais, reconhecendo a necessidade da graça e o favor de Deus. Ele anseia que o rosto de Deus resplandeça sobre o povo, simbolizando a presença e a atenção dEle – ecoando a bênção que os sacerdotes proclamavam sobre os adoradores em Números 6:24-27.

Isso mostra que, além das próprias necessidades e anseios pessoais, todo servo de Deus deve desejar que o conhecimento do verdadeiro Deus e Sua graciosa salvação alcance todas as nações. Por isso, deve estender o convite a cada pessoa de todas as culturas, que reconheçam e adorem ao Deus verdadeiro.

Desde o início, quando Deus fez aliança com Abraão, prometeu que todas as famílias da Terra seriam abençoadas através dele (Gênesis 12:1-4). Profetas como Isaías também proclamaram a vinda do Messias, que traria salvação para todas as nações (Isaías 2:2-4).

Além disso, o ensinamento de Cristo enfatizou a adoração universal a Deus, comissionando Seus discípulos a fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28:19-20). No Apocalipse, o povo remanescente fiel a Deus, após uma tremenda frustração, deveria erguer-se das cinzas, para então, proclamar/profetizar “de novo acerca de muitos povos, nações, línguas e reis”; apelando a todos que “adorem Aquele que fez os Céus, a Terra, o mar e as fontes das águas” (Apocalipse 10:11; 14:6-7).

Sobre o Salmo 67, Hernandes Dias Lopes diz ser “esse é um dos mais belos salmos do Saltério... Ele vem na mesma toada dos salmos 65 e 66, mostrando como o propósito de Deus é que todas as nações, em toda a Terra, O adorem. Certamente esse é um salmo missionário, com uma canção missionária, pois o povo de Deus almeja ver todas as nações participando das mesmas bênçãos – a bênção de Abraão deve estender-se a todas as famílias da Terra”.

Reavivemos nosso fervor missionário! Para isso:

• Ore pela misericórdia divina (Salmo 67:1-2)
• Suplique pela adoração universal (Salmo 67:3-5).
• Anseie pela benção divina sobre todos (Salmo 67:6-7).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Espera ativa

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/espera-ativa/ Espera ativa Não deixarei que fiqu...