quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

AUTOR E CONSUMADOR

 AUTOR E CONSUMADOR

Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus. Hebreus 12:2

Na margem do rio Irauádi, ao norte de Mandalay, Birmânia [Myanmar], há um curioso monumento às deficiências humanas. Tem 45 metros de altura e abrange diversos quarteirões de uma cidade. É uma construção sólida e maciça de tijolos. Erigido por ordem de um antigo rei birmanês, para servir de base ao que deveria ser o maior templo pagão do mundo, é agora um grande montão de tijolos. O dinheiro do rei não acabou, mas sua confiança se esgotou: a superstição entrou em cena, e seus esforços foram abandonados.

Não é bom começar um projeto e não concluí-lo. Com Deus, porém, isso não ocorre. Ele é o Alfa e o Ômega, o A e o Z, o princípio e o fim. Ele sempre termina o que começa. Concluiu a obra da criação (Gn 2:1). Jesus veio à Terra a fim de realizar a obra de Seu Pai (Jo 4:34), e, ao morrer, pôde declarar que foi bemsucedido. Começou uma obra semelhante no mundo e também a concluirá (Rm 9:28). Aquele que iniciou a história da Terra é o mesmo que a terminará.

No texto bíblico de hoje, Paulo diz que Cristo é o Consumador de nossa fé. Depois de morrer pelos nossos pecados, Jesus não nos abandonou à nossa própria sorte. Ele nos dá a semente da fé e continua a nutri-la. Inicia nossa fé pela justificação, declarando-nos livres de nossos pecados passados. Depois, mediante Seu Espírito, efetua a obra da santificação, ensinando-nos Sua vontade, desenvolvendo hábitos de obediência, fortalecendo nossa confiança e polindo nosso caráter.

Embora o desenvolvimento do caráter seja obra de Deus (ver Ef 2:10), devemos cooperar. Precisamos nos submeter a Ele num processo diário e contínuo. No contexto do verso de hoje, é declarado que devemos nos desembaraçar “de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, e [correr] com perseverança a carreira que nos está proposta” (Hb 12:1). Temos de estar dispostos a resistir até as últimas consequências (Hb 12:4).

Raymond H. Woolsey, 13/2/1979

Meditação Diária 30/05/2021

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...