segunda-feira, 22 de março de 2021

Nuances da graça

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

Segunda, 22 de março

Nuances da graça

Onde aumentou o pecado, transbordou a graça. Romanos 5:20

Ao longo do tempo, comecei inconscientemente a colecionar versões diferentes do hino “Graça Excelsa”, de John Newton. De repente, eu tinha interpretações maravilhosas de uma variedade de cantores. Parece que minha alma nunca se cansa de ouvir sobre a graça de Cristo. Afinal, essa é a trilha sonora do que Ele fez por mim.

Graça! Se perguntarmos para cem pregadores qual é o conceito mais importante da Bíblia, talvez 99 respondam que é a graça. Para quem vive num mundo marcado pelo pecado, não poderia ser diferente. Se eliminarmos a graça do evangelho, ele deixa de ser boa notícia. Graça é a lógica do plano da salvação e a justificativa para o amor divino. No Antigo Testamento, a palavra “graça” (hen) ocorre mais de 60 vezes e destaca a ideia de favor aos olhos de Deus. No Novo Testamento, o termo correspondente (charis) engloba o conceito popular de favor imerecido de Deus para com o homem. Jesus não precisou falar de graça porque era a personificação da graça. Já Paulo, maravilhado diante da graça, não parava de falar sobre ela.

Eu gostaria de repetir um milhão de vezes o que é a graça, mas, limitado pelo espaço, que nunca é suficiente para o amor de Deus, repetirei algumas vezes. Graça é subverter o arrazoado do pecado. Graça é a resposta de Deus para nossa desgraça. Graça é um presente que parece bom demais para ser verdade. Graça é amor em traje de trabalho no meio da poeira da Palestina. Graça é a sobrevivência de quem desperdiçou a vida. Graça é a liberdade divina para pagar um preço exorbitante pelo que não tem valor. Graça é a mão que oferta bênçãos para o necessitado que não tem com que pagar. Graça é o enfeite que torna a verdade mais atrativa. Graça é a surpresa que Deus prepara para você todos os dias. Graça é a cola que restaura pedaços de sonhos despedaçados por pessoas desastradas. Graça é a substância que dissolve a culpa. Graça é o reencantamento dos neurônios. Graça é a capacidade de rir quando a vida só apresenta motivos para chorar. Graça é a paz para a mente inquieta. Graça é o recurso que faz pássaros sem asas voarem. Graça é a inesperada beleza das flores ao lado do caminho para o Céu. Graça é o espaço no coração de Deus para acomodar o mundo inteiro. Graça é o relógio que transforma o tempo em eternidade. Graça é a fonte infinita onde o amor mata a sede. Graça é o campo onde são semeadas as sementes da glória futura. Graça é o bálsamo para curar as feridas do Universo. Graça é a maior descoberta do filho pródigo, de Paulo, de John Newton e do meu próprio coração. Graça é o convite para ir a uma festa com os anjos. Graça, pura graça, é Deus.

Marcos De Benedicto, 14/12/2016Ellen G. White, 13/8/1959

•••••••

Nenhum comentário:

Reconheça e confie

  Devocional Diário Reconheça e confie Então o homem disse: “A mulher que me deste para estar comigo, ela me deu da árvore, e eu comi.” Gêne...