quinta-feira, 23 de abril de 2020

O VALE DO MILAGRE

MEDITAÇÃO DIÁRIA
23 de abril

O VALE DO MILAGRE

E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos. Josué 10:13

No Vale de Aijalon, aconteceu um dos maiores milagres relatados nas Escrituras, e que resultou na derrota dos amorreus. Tudo começou quando os israelitas, acampados em Gilgal, receberam uma delegação de gibeonitas que afirmava ser de um país distante. Eles queriam propor uma aliança com Israel, pois tinham ouvido sobre as maravilhas realizadas por Deus em favor de Seu povo. Depois de alguma hesitação, e embora tivessem sido aconselhados a não fazer aliança com idólatras, diante das “provas” de sinceridade apresentadas pelos visitantes, os líderes israelitas concordaram com eles. Três dias depois, porém, descobriram que haviam sido enganados. Os proponentes eram vizinhos cananeus, habitantes de Gibeão, Cefira, Beerote e Quiriate-Jearim. Contudo, decidiram manter a palavra; afinal, os gibeonitas aceitaram as condições de submissão a eles: renunciar à idolatria e cultuar o verdadeiro Deus.

Tendo feito a aliança, os gibeonitas se tornaram alvo da ira dos cananeus e, vendo-se ameaçados, pediram socorro a Josué. Recebendo de Deus a garantia de que seria vitorioso, o líder partiu com seu exército para a guerra contra os amorreus. Travando-se a batalha, era necessário que todos os inimigos fossem dizimados, e o dia parecia curto para isso. Nesse ponto, o milagre aconteceu: “Então, Josué falou ao Senhor … na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeon, e tu, lua, no vale de Aijalon! E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos” (Js 10:12).

Algumas lendas parecem ecoar o relato bíblico, como a de Phaethon, filho de Apolo, que teria detido o sol por um dia, e a do povo Mori, cujo herói, Maui, também teria retardado o amanhecer de um dia. À parte das lendas, a realidade é que, sob o comando de Deus, o milagre aconteceu na experiência dos israelitas. Aliás, para os cananeus, adoradores do Sol e da Lua, vê-los obedecer à ordem de Deus, Senhor da criação, deve ter sido algo aterrador.

Sempre que você se deparar com um vale de impossibilidades, quaisquer que sejam, lembre-se: “Aqueles que conseguem os maiores resultados são os que confiam plenamente no braço do Todo-Poderoso. … As pessoas de oração são pessoas de poder” (Ellen White, Patriarcas e Profetas, p. 509). O poder de Deus continua à disposição de Seus filhos hoje. Estando em Seus planos, que milagre existe que Ele não possa realizar para que seja glorificado em sua vida?

Meditações Matinais - De Coração a Coração, Zinaldo A. Santos

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...