quarta-feira, 7 de novembro de 2018

A Inabalável Fé de Abraão

Refletindo a Cristo

A Inabalável Fé de Abraão-7 de novembro

Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e… oferece-o ali em holocausto. Gên. 22:2.

Novamente o Senhor desejou provar a fé de Abraão mediante um teste terrível. Tivesse ele suportado a primeira prova e pacientemente esperado que a promessa fosse cumprida em Sara, e não tivesse tomado Hagar como esposa, não teria sido sujeito à mais rigorosa prova jamais requerida de um homem. O Senhor ordenou a Abraão: “Toma agora o teu filho, o teu único filho, … a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto.” …

Abraão não descreu de Deus nem hesitou, mas cedo de manhã tomou dois de seus servos e Isaque, seu filho, e lenha para o holocausto e seguiu para o lugar de que Deus lhe falara. … Abraão não permitiu que os sentimentos paternos o controlassem e levassem a rebelar-se contra Deus. A ordem de Deus tinha o fim de agitar o âmago de sua alma. “Toma teu filho.” Então, como para provar o coração um pouco mais profundamente, acrescentou: “Teu único filho, Isaque, a quem amas”; isto é, o único filho da promessa, e “oferece-o”. Gên. 22:2.

Três dias o pai viajou com o filho, tendo tempo suficiente para raciocinar e duvidar de Deus, se estivesse disposto a duvidar. Mas não duvidou de Deus. …

Abraão cria que Isaque era o filho da promessa. Também cria que Deus queria dizer exatamente o que disse quando ordenou que oferecesse o filho em holocausto. … Creu que Aquele que tinha dado a Sara um filho na velhice, e que tinha requerido dele que tomasse a vida do filho, podia também… ressuscitá-lo dos mortos.

Abraão deixou os servos no caminho e propôs ir só com seu filho para adorar a alguma distância deles. …

O severo, amante e sofredor pai caminhava firmemente ao lado de seu filho. Ao chegarem ao lugar que Deus havia determinado a Abraão, edificou ali um altar e colocou em ordem a lenha, pronta para o sacrifício, e então informou a Isaque a ordem de Deus de oferecê-lo em holocausto. Repetiu-lhe a promessa que Deus fizera várias vezes, que mediante Isaque ele se tornaria uma grande nação, e que mesmo executando a ordem de Deus de matá-lo, Deus cumpriria Sua promessa. …

Isaque cria em Deus. … Depois, porém, de abraçá-lo afetuosamente, submeteu-se a ser amarrado e deposto sobre a lenha. Quando as mãos do pai se elevaram para matar o filho, o Anjo de Deus, que tinha vigiado toda a fidelidade de Abraão… chamou-o desde o Céu e disse: “Abraão! … Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não Me negaste o teu filho, o teu único.” Gên. 22:11 e 12. História da Redenção, págs. 80-82.


Meditação Matinal de Ellen White – Refletindo a Cristo – Pág. 315 –

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...