quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Deuterônômio 26 Comentários: John Ash

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica: Deuterônômio 26
Comentários: John Ash

As “primícias” [primeiros frutos] referem-se à primeira porção da colheita, a qual devia ser dada a Deus. Curiosamente, a Festa das Primícias foi instituída quando a nação de Israel ainda estava vagueando no deserto, sem possuir terra ou plantações. E foi observada pela primeira vez ainda no deserto, na fé de que Deus levaria o povo à terra que Ele havia prometido.

Espiritualmente falando, ao dar a Deus as primícias, Israel reconhecia que todas as coisas boas vêm de Deus e que tudo pertence a Ele. Dar os primeiros frutos era também uma forma de expressar confiança na provisão de Deus.

A oferta das primícias é mencionada em conexão com os três principais feriados judaicos (ver Nm 28:16; Êx 23:16, Lv 23:10). Deus queria que eles expressassem sua gratidão pelas bênçãos abundantes, concedidas por Ele ao longo do ano.

No Novo Testamento, a oferta de primícias é mencionada sete vezes, sempre simbolicamente. Apesar de não haver admoestação no Novo Testamento para que déssemos nossos “primeiros frutos”, sabemos que “Deus ama ao que dá com alegria” (2Co 9:7). Espera-se que os cristãos dêem de seus bens para apoiar o trabalho da igreja e das missões. Nós, assim como os israelitas, precisamos dar. “Dêem, e lhes será dado” (Lc 6:38, NVI)

“Querido Deus, dá-me hoje uma oportunidade para dar, e que eu possa fazê-lo com alegria.”

John Ash
União Missão Chinesa
Hong Kong



Nenhum comentário:

Slow food

  Devocional Diário Slow food Jacó deu a Esaú pão e o ensopado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Gênesis 25:34 Esaú era u...