domingo, 4 de dezembro de 2011

Maravilhoso Jesus João 20:16



Jesus e Maria

Jesus lhe disse: "Maria!" Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: "Rabôni!" (que significa "Mestre!"). João 20:16, NVI.

Durante séculos os cristãos têm refletido sobre a relação entre Jesus e Maria Madalena. Assim como João, o irmão de Tiago, procurava estar sempre perto de Jesus e tornou-se o "discípulo a quem Jesus amava", assim, entre as mulheres, Maria parece ter sido sua companhia preferida.

Embora os quatro escritores dos Evangelhos mencionem Maria de Magdala, unicamente o quarto Evangelho inclui duas importantes informações a respeito dela. João nos diz que foi Maria quem trouxe o caro perfume de nardo e derramou sobre os pés de Jesus, enxugando-os com os cabelos. E apenas João relata o incidente no jardim do túmulo em que o Cristo ressuscitado aparece a ela antes de ser visto por qualquer pessoa.

A tradição da igreja primitiva sugere que João escreveu o seu Evangelho já idoso, relembrando, sob a orientação do Espírito Santo, histórias e acontecimentos da vida de Jesus que os evangelhos anteriores não haviam incluído. Possivelmente, Mateus, Marcos e Lucas propositadamente omitiram uma identificação direta a Maria como a mulher com um passado obscuro, cuja unção dos pés de Jesus tenha chocado os espectadores, uma vez que Maria ainda estava viva quando eles escreveram. João, porém, escrevendo mais tarde, relata a história completa.

Nos dois incidentes vemos a terna consideração de Jesus por Maria. Quando os outros discípulos se queixaram do desperdício, Ele os repreendeu, elogiando Maria pelo seu ato impulsivo de profundo afeto.

Contemple Maria chorando no jardim. Ela tinha estado todo o dia junto à cruz na sexta-feira e à noite seguiu José e Nicodemos quando eles colocaram o corpo de Jesus no sepulcro. A última imagem que temos dela na sexta-feira é ela sentada perto do túmulo (Mateus 27:61). Domingo de manhã – enquanto ainda estava escuro – Maria se levanta e vai até o túmulo. Ela é a primeira a encontrá-lo vazio, a primeira a correr para contar a notícia.

E ela é a primeira a conhecer o Cristo ressuscitado. Entorpecida pela dor, em meio às lágrimas ela não consegue reconhecê-lo em pé junto ao túmulo. Pensando ser o jardineiro, ela implora: "Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei" (João 20:15, NVI).

Então Jesus diz: "Maria". Apenas uma palavra, mas falada com tal amor que ela sabe que só pode vir de uma pessoa. Ela, que tanto amou e que tanto sofreu torna-se a primeira a ver o Cristo ressuscitado e a primeira a acreditar na Ressurreição.

Apenas uma palavra e ela sabe que é Ele. Somente Ele. Vivo. Vivo para todo o sempre.

ORAÇÃO

Senhor da ressurreição quando as duras realidades da vida se abaterem sobre mim que a suave voz do Teu Espírito silencie a minha angústia e me devolva a paz.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...