quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Maravilhoso Jesus Mateus 21:23


A Autoridade de Jesus


Jesus entrou no templo e, enquanto ensinava, aproximaram-se dele os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos do povo e perguntaram: “Com que autoridade estás fazendo estas coisas? E quem te deu tal autoridade?” Mateus 21:23. NVI.


Os líderes religiosos ainda estavam ressentidos com as ações de Jesus no dia anterior. Eles se ofenderam com Sua majestosa entrada em Jerusalém e com a expulsão dos comerciantes e cambistas do Templo. Ele havia invadido o espaço deles e mudado as regras do jogo; o pátio do tempo ficou cheio de cegos e coxos e crianças proclamando hosanas.


Agora, enquanto Jesus ensinava o povo naquela manhã de segunda-feira, os principais sacerdotes e anciãos decidiram confrontá-Lo. "Com que autoridade estás fazendo estas coisas?" eles desafiaram Jesus. "E quem te deu tal autoridade?”


A resposta estava implícita nas perguntas. Nós somos os únicos com autoridade aqui e jamais autorizamos Você a ensinar neste lugar.


Apelar para a autoridade é um expediente comum quando não se quer aceitar a verdade. Licenças e credenciais, regras e regulamentos, asseguram que apenas aqueles tirados do mesmo molde, os quais dirão o que é seguro, recebam uma oportunidade para falar.


A maioria dos homens e mulheres prefere confiar na palavra de uma autoridade em vez de averiguar o mérito da idéia em si. Quando confrontados com um novo conhecimento, as pessoas querem saber quem disse aquilo ao invés do que foi dito; querem saber quem aceitou a nova idéia em vez de averiguarem a veracidade das alegações.


Agora, a autoridade tem o seu lugar na sociedade e na igreja. Onde a autoridade falha, a anarquia prevalece. Mas a autoridade nunca pode substituir a verdade; a autoridade não garante a verdade.


A verdade reside na Autoridade Suprema, Deus. E Jesus é Deus – o que explica o porquê a pergunta dos líderes Judeus era o cúmulo do absurdo, quando vista em sua verdadeira luz.

Jesus, porém, não os repreendeu à altura do que o confronto merecia. Como já haviam rejeitado suas afirmações de divindade, Ele escolheu um caminho diferente para ressaltar o mesmo ponto. Eles quiseram colocar em cheque a Sua autoridade. Ele responderia nos termos deles.


Ele lhes respondeu com uma pergunta: "De onde era o batismo de João? Do céu ou dos homens?" (Versículo 25).


Jesus não se esquivou da pergunta feita. Confrontando-os publicamente com as alegações de João Batista, Ele expôs a duplicidade deles. A resposta para a pergunta que eles perguntaram a Jesus era a mesma da resposta à Sua pergunta. Tanto Jesus como João eram agentes da vontade divina a fim de que o reino dos céus fosse estabelecido. Deus era a autoridade de ambos.


É claro, os principais sacerdotes e os anciãos haviam recusado com desprezo a João como agora estavam rejeitando a Jesus. E Jesus os expôs. Eles O confrontaram questionando Seu direito de ensinar. Jesus confrontou-os com a verdade.

ORAÇÃO


Suprema autoridade universal, quando Tuas verdades me alcançarem, no dia de hoje, ajuda-me a aceitá-Las com alegria ao invés de rejeitá-las ou combatê-las.

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...