quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Maravilhoso Jesus - João 3:3



Jesus e Nicodemos


Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo” João 3:3, NVI.


De todos os encontros de Jesus com outras pessoas, relatados no Evangelho de João, o mais direto foi com o líder religioso Nicodemos.


Nicodemos – fariseu, professor, líder – veio a Jesus com uma saudação cuidadosamente ensaiada. "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus", ele começou. "pois ninguém pode realizar os sinais milagrosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele" (João 3:2, NVI).


Jesus o interrompeu. Deixando de lado gentilezas e formalidades, disse: "Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo.... É necessário que vocês nasçam de novo"(versos 3-7, NVI).


Mestre, sabemos... Aqui estava o problema espiritual de Nicodemos. Ele sabia – ou achava que sabia. Sendo um estudioso dos escritos do Antigo Testamento e das interpretações e tradições que haviam surgido ao redor do texto sagrado, sentia-se seguro com sua herança religiosa. A religião era o seu quintal. Seu mundo era o mundo dos argumentos e das discussões teológicas, dos debates acadêmicos a que somente uns poucos privilegiados tinham acesso. Ele estava familiarizado com o mundo da hierarquia eclesiástica, em que o Sinédrio se achava no direito de decidir o que era melhor para as almas dos filhos de Abraão.


Nicodemos sabia muito, mas não sabia absolutamente nada. Não havia aprendido a mais elementar lição do Reino de Deus – que ninguém entra no reino em virtude da escolaridade ou posição, mas porque nasceu de novo. Ele não tinha aprendido que a essência do conhecimento religioso, não reside nos livros, mas no conhecimento de Deus. Nicodemos sabia coisas acerca de Deus, mas não conhecia a Deus.


Então Jesus expõe a necessidade, a deficiência, do interlocutor. Nicodemos esperava por um debate, e teria se saído muito bem caso tivesse ocorrido. Jesus, no entanto, recusou-se a debater; pelo contrário, foi direto ao ponto com uma objetividade quase cruel.


Uma cirurgia é algo radical; mas às vezes a cirurgia oferece a única esperança para a cura.


Nicodemos veio a Jesus com uma lista de perguntas e expectativas. Foi embora com apenas uma pergunta: O que ele faria com o conselho recebido de forma tão direta?


Nicodemos não se converteu naquela noite. Com o tempo, no entanto, ele se converteu. Mais tarde o encontramos defendendo a Jesus perante o Sinédrio (João 7:50-52) e finalmente declarando abertamente ser um seguidor de Jesus (João 19:39).


Jesus, o Grande Médico, salvou outro paciente – este por meio de cirurgia.


ORAÇÃO


Cirurgião da alma vê se há em mim algo que me impede de Te amar completamente. Efetua a remoção daquilo que me impede de ser inteiramente Teu.


Autor: William G. Johnsson

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...