Translate

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Calebe– Josué 15

Leitura Bíblica – Josué 15

Calebe
Comentários: Pr.  Heber Toth Armí

Não é só quem casa que quer casa. Todo ser humano, casado ou não, anseia um cantinho que possa chamar de lar. Sabendo disso, Deus opera para tornar realidade esse sonho a Seu povo.

O capítulo em cheque apresenta-nos várias lições, uma delas é que Deus cuida de Seu povo até na limitação do território para que a vida seja em paz entre os irmãos: Um conjunto de lares: Cidades!

Os 63 versículos deste capítulo que descrevem os limites dos territórios de Judá, destacam os seguintes pontos extraídos de Harold L. Willmington:

1. Terra dada ao povo:
• Seu território (vs. 1-12);
• Suas cidades (vs. 20-63).

2. Terra dada à pessoa (Calebe): Conforme prometido, Josué dá a Calebe a parte montanhosa de Hebrom.

• Calebe, o lutador (vs. 13-15): Ele tem sucesso ao expulsar os gigantes de sua terra.

• Calebe, o pai (vs. 16-19): Como recompensa por capturar Debir (ou Quiriate-Sefer), Calebe dá sua filha Acsa por esposa ao primo dela, Otniel, e entrega a ela algumas fontes de água.

Calebe permaneceu mais tempo do que devia no deserto, devido à incredulidade dos outros; contudo, não reclamou nem criticou ninguém por isso. Se fossem fieis e crédulos nas promessas de Deus como ele, cerca de 40 anos antes, todos estariam organizando suas casas nas terras que manam leite e mel. Entretanto, isso não o tornou arrogante, orgulhoso ou vaidoso, nem crítico, amargo nem murmurador.

Calebe é exemplo de crente fiel, perseverante e humilde. É modelo de sucesso, determinação e ousadia. É inspiração de pai que importa com o futuro de sua descendência – ele criou estratégias para beneficiar suas filhas.

“Embora [Calebe] seja pouco mencionado [na Bíblia], comparando-se com Josué, o que está escrito reflete um homem que se igualava a Josué em termos espirituais. De fato, em alguns aspectos, excedia a este em termos de liderança. No entanto, uma vez que Deus nomeou Josué como sucessor de Moisés, Calebe permaneceu quieto ao seu lado – muitas vezes nos bastidores, fazendo a vontade de Deus e apoiando o líder escolhido” (Gene Getz).

Precisamos de líderes como Calebe que...

• Não questionam aos líderes chamados/instituídos por Deus;
• Faz grande trabalho sem depender de cargos/títulos/nome.
• Seja humilde, mas gigante na fé e na espiritualidade.
• Confie sempre em Deus!

Reavivemo-nos!

Inscreva-se @tododiacomDeus convide seus amigos



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Receba em seu e-mail nossas mensagens

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

AddThis